quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Brenha Arder 2010... e venham mais 8!...

O Brenha Arder é um pequeno festival underground na Figueira da Foz. Pequeno por opção, underground por convicção. Dispensa tudo o que é acessório dos Festivais mainstream. Não oferece brindes nem modas. E é isto: A música e a malta. O resto é fogo de artificio.
Historial:
Skamu.com - The only place for Myspace icons, Orkut avatars, and profile codes
Nasceu em Abril de 2001 pelo gosto da música, pela vontade de divulgar bandas figueirenses e não só, e pela vontade de fazer qualquer coisa que mexesse com a freguesia de Brenha e com a cidade da Figueira da Foz.
Começou no campo de futebol de Brenha e realiza-se agora junto ao cemitério da freguesia devido ao facto da urbanização recentemente construída em Brenha ser incompatível com a realização de um evento deste tipo (a urbanização localiza-se paredes meias com o campo de futebol).
O festival é totalmente auto-gerido, constrói-se com recurso ao voluntariado e consegue já um grande reconhecimento por parte da população da freguesia e do concelho.
Não tem lucros. Não é nem nunca foi esse o objectivo. À excepção do primeiro ano nunca teve apoios monetários por parte de instituições públicas. Os apoios cedidos pela Câmara e pela Junta resumem-se (mas sendo bastante importantes) à parte logística. Reúnem-se ainda pequenos apoios monetários por parte de empresas e do pequeno comércio local que raramente chegam para fazer face as despesas.
O resto vem das pessoas que realmente gostam do ambiente do festival e regressam todos os anos vindos dos mais variados sítios de Portugal. Procura-se que os preços de entrada sejam o mais justos possíveis e estes têm como único objectivo fazer face às despesas que o festival tem, que é totalmente auto-gerido e auto-construído. E é assim que quer permanecer. E é assim que entra na sua 8ª edição pronto para receber mais algumas centenas ou milhares de pessoas de todo o país que procuram o festival pela música e pelo ambiente.
Se custa muito organizar um evento destes nestas condições? Custa. Mas já lá vão 8 anos e a organização espera que venham mais 8!
(Clicar no programa para melhor o visualizar)

Sem comentários:

Enviar um comentário