segunda-feira, 9 de julho de 2012

FestiMaiorca 38 anos depois!

O “FestiMaiorca” vai fazer 38 anos! Tudo começou em 1975, um pouco timidamente, pelas mãos de António Maia Cardoso, Manuel Pinto da Costa (que infelizmente já não estão entre nós) e José Maria Verdete. Entretanto foi crescendo até ocupar um lugar de destaque no calendário dos festivais. A 1ª edição deste evento ocorreu em 1975, um pouco timidamente, sendo na altura um festival exclusivamente nacional. A primeira internacionalização ocorreu em 1982 e, de então para cá, nunca mais parou. Desde 2002 passou a ocupar um lugar de destaque no calendário dos festivais internacionais que se realizam em Portugal, sob o símbolo CIOFF – Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e de Artes Tradicionais – ONG em relações formais de consulta com a UNESCO.

Ao longo das suas várias edições já passaram pelo mítico palco do Terreiro do Paço grupos oriundos de vários países dos quatro cantos do mundo: Espanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Eslovénia, Alemanha, Grécia, Turquia, Sérvia, Suécia, Rússia, Geórgia, Ucrânia, Lituânia, Hungria, Roménia, Bulgária, México, Argentina, Israel, Togo, Serra Leoa, Timor, Republica Checa, Eslováquia, Bolívia, Colômbia, bem como das várias regiões do país, incluindo Açores e Madeira.
Este 38º Festival Internacional de Folclore de Maiorca - FestiMaiorca 2012 vai-se realizar entre 13 e 19 deste mês de julho contando com a presença de nove grupos nacionais e de cinco internacionais oriundos do México, Peru, Togo, Indonésia e Sérvia. num total de 500 participantes. Os folclores do Peru e da Indonésia são estreantes.

Grupos estrangeiros:
“Conjunto Folklorico México Mestizo”, de Obregón – México (estreante); Asociation Cultual Qhaswa Peru” , da Cidade de Lima – Peru (estreante); “Ballets Tchamba”, Lomé – Togo; “Folk Dance Group “ T- Ta Paramadina” Jakarta – Indonesia; Kud Lazar Hrebeljanovic - Kud Sumadinac - Belgrado – Sérvia.
Grupos nacionais:
- Grupo Folclórico de Vila Verde – Minho; Rancho Folclórico Danças e Cantares de Vale do Paraíso – Azambuja – Ribatejo;Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita- Monção – Minho; Rancho Folclórico “Os Pastores de São Romão”- Seia – Beira Alta; Rancho Folclórico das Ceifeirinhas de Vila Nova de Anços - Beira Litoral; Rancho Folclórico da Associação Cultural e Desportiva de Mindelo – Douro Litoral; Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maiorca – Figueira da Foz -Beira Litoral;

O programa desta iniciativa cultural, irá incluir a Festa da Amizade, o desfile do Traje no Picadeiro na Figueira da Foz, e em Maiorca a Gala de Abertura no Terreiro do Paço, a Missa Internacional na Igreja Matriz, as Noites de Folclore Internacional na Casa do Povo de Maiorca e na Esplanada Silva Guimarães, a Gala de Encerramento na Picadeiro na Figueira da Foz, os jogos tradicionais e atuações dos grupos internacionais em diversos lugares do concelho da Figueira da Foz e de Montemor-o-Velho.
A poesia e música do nosso povo, que nos foi legada geração após geração, irá certamente, uma vez mais, transitar dos campos de Maiorca para o palco do Terreiro do Paço.
Este é um projeto que leva o nome de Portugal em geral e de Maiorca em particular a quatro continentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário