domingo, 21 de outubro de 2012

Santana - Recital / Concerto pela Banda de Santana e músicos convidados

No nosso País existem cerca de 750 formações de Orquestras de Sopros/Bandas de Música que se disseminam de norte a sul do País e ilhas. São maioritariamente associações musicais comunitárias e centenárias, que naturalmente ao longo de várias décadas, funcionam como autênticos conservatórios populares que em Portugal tem despertado o interesse da população em geral e dos mais jovens em particular por esta arte, contribuindo assim de forma decisiva para a sua instrução, aperfeiçoamento intelectual e crescimento social, moral e cívico enquanto seres humanos defensores das artes, dos valores e carácter. 
(Para melhor visualização clicar no programa)
Num passado recente, estas instituições eram dirigidas artisticamente pelo "regente” que normalmente era o pároco da Freguesia e mais tarde o músico mais habilitado, e que tinham como função ensinar os aprendizes, instruir e reger artisticamente as Bandas com distintas formações e natureza, quer fossem fanfarras, marciais ou sinfónicas. 
Para suprir esta lacuna técnica/artística o Ensino Superior promoveu alguns cursos neste âmbito e atualmente existem, além dos Cursos de Regentes, também academicamente os graus de Licenciatura e de Mestrado em Direcção de Orquestra ou Coral, sendo de facto uma especialização que forma diretores de orquestras dotados de uma base científica ampla, sustentada por conhecimentos técnico/musicais da mais elevada qualidade e nas mais diversas estruturas musicais do país ou do estrangeiro. 
Neste contexto artístico, o Maestro Francisco M. Relva Pereira decidiu partir para mais uma etapa académica e propor-se ao mestrado em Música/Direcção, para assim ficar habilitado a desempenhar funções docentes ao nível de Direcção de Agrupamentos Corais, Orquestras de Sopros, Bandas Filarmónicas, Bandas Militares, Ensambles de Sopros e outras matérias musicais dentro e fora do País. Assim, depois da atribuição do grau de Mestre, fica com as condições de acesso à candidatura ao 3º ciclo de estudos (doutoramento) nos termos legais respectivos. Chegada a conclusão desta formação, a última unidade curricular teórico/prática (Recital) é efectuada publicamente. 
Assim, no dia 28 de Outubro de 2012 pelas 17h00 no Auditório da Sociedade Musical Santanense - Santana – Figueira da Foz, com a prestigiada Banda de Santana e alguns músicos convidados, vai realizar-se o Recital cuja temática musical é “A Música Portuguesa no início do século XX". Por este motivo, a Comissão Administrativa da Sociedade Musical Santanense e o seu Maestro Francisco Manuel Relva Pereira (aluno finalista do Mestrado em Música/Direcção de Orquestra de Sopros do Instituto Piaget em Viseu) vêm por este meio convidar todos os amantes da arte dos sons a assistir ao Concerto/Recital.

Sem comentários:

Enviar um comentário