quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Reis Magos na Figueira da Foz = Teatro e Cortejo

A Sociedade Filarmónica Figueirense vai repor a velha tradição da representação teatral do Auto dos Reis Magos nos dias 5 e 6 de janeiro, respetivamente às 21h45 e 16h00. E no sábado, 5 de janeiro, pelas 20h45, realizar-se-á o tradicional Cortejo da Espera de Reis. 
Passadas mais de duas décadas de interregno, a atual direção desta coletividade da Figueira da Foz dinamizou a secção cénica e, com encenação de Joaquim Pereira e a direção musical de Carlos Cardanho, vai fazer ressurgir esta centenária representação. "A matinée destina-se fundamentalmente aos jovens", salientou o presidente da direção da Sociedade Filarmónica Figueirense, Luís Oliveira. Refira-se que esta representação, carinhosamente preservada pela sua congénere "Dez de Agosto" é, na escrita de um vulto da cultura local já desaparecido, Marcos Viana, "uma tradição de ingenuidade encantadora, de ternura popular, de homenagem singela ao Deus Menino (…)”
Para além destas representações estará patente ao público na sede da Sociedade Filarmónica Figueirense, nestes dois dias, uma exposição intitulada “Os Reis Vêm Aí!”, que salienta a tradição dos Autos Pastoris (Presépio) e dos Reis Magos na Figueira da Foz. 
Dia 5, às 16 horas, haverá o descerramento de uma placa evocando o nome de António Augusto Mingachos (Tonó) – o mais antigo ensaiador da coletividade. Dia 6, antes do espetáculo, o cónego João Coutinho Veríssimo fará uma curta abordagem à importância dos “Reis Magos na Celebração do Natal Cristão”. Haverá ainda uma mostra de desenho com a designação "Os Reis Magos" em colaboração com o 1.º Jardim-Escola João de Deus. São desenhos com criação livre, em papel cavalinho, que estarão expostos na sede da coletividade da antiga rua de Santo António, com a colaboração da professora Fernanda Rodrigues. Capa do programa da artista plástica figueirense Filipa Semedo.

Sem comentários:

Enviar um comentário