sexta-feira, 28 de março de 2014

“Jardins de Inverno” no CAE superaram as expetativas

Ao longo de cinco noites do mês de março estiveram no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz cerca de 2400 pessoas para assistir às diversas atividades realizadas no âmbito do evento “Jardins de Inverno” que incluíram cinco concertos de diferentes estilos musicais.
“-Este evento foi um êxito, superámos as expetativas, nomeadamente no primeiro dia, em que tivemos uma afluência de cerca de 800 pessoas”, destaca a chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Margarida Perrolas realça a “captação de vários públicos, de várias faixas etárias” e, acrescenta, “este poderá ser um dia a manter em termos futuros”, referindo-se às atividades desenvolvidas no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
“Não trabalhámos somente a vertente da noite, o segmento da música, mas chegámos a outras artes, criando um dia repleto de atividades para o público”, sublinha ainda. 
Realizado pelo quarto ano consecutivo, o evento “Jardins de Inverno” arrancou este ano com um elogio à Mulher no Dia Internacional da Mulher.
Ao longo do dia 8 de março, o jardim interior do CAE foi palco de inúmeras iniciativas, entre as quais workshops de auto-maquihagem, apresentação de uma marca de bijuteria, provas de produtos gourmet e inauguração de duas exposições – «Mulher», da AAAGP e «Aguadela», de Antónia Gomes – e um desfile de moda com a apresentação das novas tendências para a Primavera/Verão 2014.
Esta primeira noite terminou com uma voz feminina bem conhecida do público. Mónica Ferraz interpretou temas como «Go Go Go», «Golden Days» e «Have a Seat». Depois de «Start Stop», o primeiro álbum a solo lançado em 2010, a cantora prepara agora o lançamento do seu segundo álbum.
A música com o carimbo figueirense: Ao longo deste mês a música esteve em destaque, com vários géneros musicais a subir ao palco dos «Jardins de Inverno», tais como a música ligeira, o jazz, a música tradicional, o fado e música dos anos 60, 70 e 80.
Com o carimbo figueirense, o fim-de-semana de 14 e 15 de março, trouxe ao CAE a voz de Cristina Loureiro (jazz) – acompanhada por Nuno Tavares (piano) e Nanã Sousa Dias (saxofone) – e o projeto «Fura Fura» (música tradicional).
Do fado às canções dos anos 60/70/80: O fado esteve em destaque, na passada sexta feira, dia 21, com a voz de Mariana Oliveira. A jovem fadista apresentou o seu álbum de estreia, «A Voz do Mar», editado em 2013. Natural da Paria de Mira, Mariana Oliveira revelou ter um “carinho especial pela Figueira da Foz” porque, explicou, foi aqui que começou a cantar.
O fado deu lugar à música dos anos 60, 70 e 80, com Sérgio Dinis & Polaroid Band.
Apresentado pela primeira vez na Figueira da Foz, este projeto recordou, em palco, um vasto leque de êxitos que marcaram os anos 60, 70 e 80, de nomes como Paulo de Carvalho, José Cid, Jorge Palma, Rui Veloso, Stevie Wonder, Frank Sinatra, Elvis Presley, entre outros.
De realçar que, ainda inserido no elogio à Mulher, o CAE apresentou, ao longo do mês de março, um ciclo de cinema dedicado ao realizador Ingmar Bergman que tão bem retratou a essência feminina nos seus filmes, com destaque para a exibição de «Mónica e o Desejo» (14 de março) e «Sonata de Outono», exibido na próxima sexta feira, dia 28, às 21h30, no Pequeno Auditório.
Este evento, «Jardins de Inverno», não seria possível realizar sem o apoio incondicional dos patrocinadores: Restaurante Olaias Café; Bonton; Eduarda Cabeleireiros; Rótulos & Expressões; Farmácia Central e LR Health and Beauty Systems.

Sem comentários:

Enviar um comentário