segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Cinema no CAE no início de março: ‘Toni Erdmann’ dia 3 e ‘No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos’ dia 6

Filme "Toni Erdmann" de Maren Ade, 6ª feira dia 3, 21h30: 
Ines é uma mulher de negócios de uma grande empresa alemã sediada em Bucareste. Quando o pai lhe aparece inesperadamente, Ines não consegue esconder a sua contrariedade. Embora leve uma vida perfeitamente organizada sem qualquer solavanco, quando o pai lhe pergunta: "És feliz?" a sua incapacidade em responder desencadeia uma perturbação profunda. Este pai irritante – do qual ela se envergonha – faz tudo para a ajudar a encontrar um sentido para a vida, recorrendo à invenção dum personagem: o engraçado Toni Erdmann... 
Este filme foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e para os Globos de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro; Recebeu também o Prémio Lux do Parlamento Europeu e o Prémio FIPRESCI - Festival de Cannes. No European Film Awards - Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento, Melhor Ator e Melhor Atriz. 
Realização: Maren Ade; Intérpretes: Peter Simonischek, Sandra Hüller; Comédia, Alemanha 2016, 162 min, m 12 anos. Bilhetes a 4 euros.
………………………………………………………
Filme "No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos" de Cláudia Varejão, 6 de março, 15h30 e 21h30:
O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz vai realizar a 6 de março, pelas 15h30 (sessão para escolas) e 21h30 (sessão para o público em geral), uma sessão de cinema com o filme "No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos", de Cláudia Varejão, no âmbito da Comemoração do 40º Aniversário da Companhia Nacional de Bailado (CNB). 
A realizadora Cláudia Varejão e a sua assistente de som Adriana Bolito acompanharam a CNB durante doze meses, recolhendo as imagens que fazem parte do documentário que agora se apresenta.
Agachadas, invisíveis num canto escuro do palco, dos estúdios ou dos camarins, de certeza que nos apanharam a todos descalços, fosse no nosso quotidiano simples e rotineiro dos ensaios ou no mais emocional e frágil dos espetáculos. Dançar, mais do que uma profissão, é um modo de vida e o título do filme, um poema de Adília Lopes, gentilmente cedido pela autora, remete-nos para a vulnerabilidade dessas vidas. Será destas imagens, guiadas por artistas e por todos que trabalham com a CNB que, seguramente, também rezará a história das quatro décadas da Companhia. 
 Fotografia e Realização: Cláudia Varejão | Som: Adriana Bolito | Montagem: Cláudia Varejão e Francisco Moreira | Assistente de Montagem: Maria Maranha | Montagem e Misturas de Som: Hugo Leitão | Correção de Cor: Paulo Américo | Produtor: João Matos | Coordenação de Produção: Cláudia Varejão, Celeste Alves e Bárbara Valentina | Coordenação de Pós-Produção: Marta Lemos. 
Uma encomenda da Companhia Nacional de Bailado com produção da Terratreme. 
“No escuro/ do cinema/ descalço/ os sapatos” = Título do filme é um poema de Adília Lopes, gentilmente cedido pela autora. (Adília Lopes, in Versos verdes,1999. Dobra – Poesia Reunida).
Entrada gratuita.

Sem comentários:

Enviar um comentário