quinta-feira, 13 de julho de 2017

Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz próximo domingo no CAE

Têm entre sete e 10 anos, são de geografias muito distantes mas, em comum, têm o gosto de cantar e a vontade de contribuir para um mundo melhor através da partilha de culturas, experiências, sorrisos, risos e sonhos. E música, claro, muita música. 
As 14 crianças que vão subir ao palco do Centro de Artes e Espectáculos no próximo dia 16 de julho, pelas 15h00, para a 29.ª Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, passarão a fazer parte de uma história que já integra a História do Concelho, do País e do Mundo. Criada em 1979, a Gala Internacional dos Pequenos Cantores nasceu com o objetivo de fomentar a criação e divulgação de temas musicais próprios para crianças e por elas interpretadas, bem como de divulgar os "Direitos da Criança" e as entidades sem fins lucrativos colocadas ao seu serviço, fomentando, simultaneamente, os laços de amizade entre os povos sem distinção de raça, cor, credo, sexo ou origem. Ao longo dos anos, as primeiras crianças que cantaram na Gala cresceram e tiveram as suas próprias crianças, o mundo mudou nas suas fronteiras, a Internet democratizou-se e, no entanto, apesar de tantas evoluções, lembrar os Direitos das Crianças e dar-lhes voz continua a fazer sentido e a ser necessário. 
Este ano, o evento promovido pela Câmara Municipal da Figueira da Foz terá transmissão televisiva diferida, em data a anunciar, nos canais da estação RTP, dando a conhecer ao mundo o talento e as mensagens dos 14 jovens participantes que atuarão acompanhados pelo Coro das Pequenas Vozes, dirigido pela Maestrina Alexandra Curado, e pela Orquestra Mar & Arte, dirigida pelo Maestro Rui Lúcio. 
A apresentadora será a Joana Teles e o júri será constituído por Sansão Coelho, Jornalista e Presidente do Júri; André Sardet, Cantor; Carla Bernardino, Professora de Canto e Técnica Vocal da Escola de Artes do Cae e Joaquim Martins, Aluno do Conservatório de Música David de Sousa. Para um maior envolvimento da comunidade jovem local, 35 crianças e jovens figueirenses participarão num workshop de dança com vista à criação da coreografia, de Yonel Castilla Serano, que abrirá o espetáculo. 
……………………………….. 
Andreia Silva Santos, 9 anos, de Coimbra a viver na Figueira da Foz: Canção ‘O Meu Mundo’; 
Maja Kaleka, 9 anos, de Suwalki na Polónia: Canção ‘Drzwi do kariery’; 
Iara Graça Almas, 9 anos, Funchal, Madeira: Canção ‘Olá Pitanga’; 
Michaela Saridaki, 9 anos, Atenas, Grécia, vive em Cascais: Canção ‘To Chrysalifourfouro’; 
Inês Bastos Nunes, 7 anos, de Matosinhos, vive em Paços de Ferreira: Canção ‘Mundo, escuta a razão’; 
Krislin Saylo. 9 anos, Tartu, Estónia: Canção ‘Käänulised tedd’; 
Afonso Sousa Resende, 7 anos, Ponta Delgada, Açores: Canção ‘Pescador de Sonhos’; 
Stella Aksnes-Pehrson, 10 anos, Noruega: Canção ‘Lokkeleg’; 
Júlia Silva Ochôa*, 9 anos, Ribeira Brava, Madeira: Canção ‘Como é Bom Sonhar’; 
Geisa Lopes Gomes, 10 anos, Sal, Cabo Verde: Canção ‘Kriança di nos terra’; 
Constança Alves Fernandes, 10 anos, Lisboa: Canção ‘Sou a Constança’; 
Mariana Runa Chen, 10 anos, nasceu em Portugal, raízes chinesas: Canção ‘Chun Tiãn Zài Na Li’;
Leonor Prata Simões, 9 anos, de Coimbra a viver na Figueira da Foz: Canção ‘Balancé’; 
Samuel Szabó, 10 anos, Bratislava, Eslováquia: Canção ‘Mám ja od trencína’

Sem comentários:

Enviar um comentário