sábado, 28 de outubro de 2017

Gil Vicente com Teatro e Ciclo de Conferências no CAE

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, dias 3 de novembro pelas 10h30 e 14h30 (sessão para escolas) e 4 de novembro pelas 21h30 (sessão público geral), a peça de teatro "Embarcação do Inferno" de Gil Vicente pela Escola da Noite e Centro Dramático de Évora. 
No ano em que se comemoram os 500 anos da primeira apresentação do “Auto da Barca do Inferno” a Escola da Noite e o Centro Dramático de Évora assumem a vontade de celebrar este momento fundador do Teatro Português, convidando os espetadores a confrontarem-se com tudo o que ela continua a ter para nos oferecer. Afirma José Bernardes, consultor científico do projeto: “Pela mão qualificada, segura e inventiva da Escola da Noite e do Centro Dramático de Évora, ficamos em condições de problematizar temas de sempre: Morte e Vida, Mal e Bem, Ter e Poder. Com os pés assentes no nosso tempo, bastará alongar o ouvido e apurar a visão para escutar a sensibilidade e a moral de um outro tempo que, afinal, não está ainda tão afastado de nós como pode parecer.”
Espetáculo integrado no Sete Sentidos – Festa do Teatro e da Música. 
Embarcação do Inferno de Gil Vicente. 
Co-produção: A Escola da Noite / Centro Dramático de Évora | Encenação: António Augusto Barros e José Russo | Interpretação: Ana Meira, Igor Lebreaud, Jorge Baião, José Russo, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Rosário Gonzaga, Rui Nuno | Figurinos e bonecos: Ana Rosa Assunção | Cenografia: João Mendes Ribeiro e Luísa Bebiano | Luz: António Rebocho | Música: Luís Pedro Madeira | Consultadoria científica: José Augusto Cardoso Bernardes 
Bilhetes a 2 euros (sessão escolas) e 5 euros (sessão público geral) à venda em www.cae.pt e na bilheteira do CAE. 
…………. 
Paralelamente ao espetáculo “Embarcação do Inferno”, A Escola da Noite e o Cendrev organizam o Ciclo de Conferências “Gil Vicente no Seu Tempo e no Nosso Tempo”, na 5ª feira dia 2 de novembro, pelas 18h30, no Pequeno Auditório, sobre a vida e a obra do primeiro dramaturgo português. 
A iniciativa é coordenada por José Augusto Cardoso Bernardes, um dos maiores especialistas em Gil Vicente e consultor científico deste projeto, que assinala os 500 anos da primeira apresentação do “Auto da Barca do Inferno”. Com a extraordinária capacidade de comunicação que o caracteriza, Bernardes tem ajudado a iluminar, junto de todos os tipos de público, o sentido que continua a fazer visitar a obra vicentina 500 anos depois de ela ter sido escrita. 
Ainda no âmbito deste espetáculo e dando continuidade ao trabalho que há muito desenvolvem em torno do património vicentino, A Escola da Noite e o Cendrev dirigem uma Oficina para Professores do Ensino Básico e Secundário. A formação tem como objetivo partilhar algumas ferramentas de trabalho teatral que possam auxiliar os professores na sala de aula no ensino do teatro e, em particular, do “Auto da Barca do Inferno”. 
Concebida e dirigida pelos diretores artísticos das duas companhias, a oficina acompanha a carreira do espetáculo “Embarcação do Inferno” e tem uma duração de 7 horas, em horário pós-laboral. Destina-se a um máximo de 15 participantes e pressupõe a assistência ao espetáculo. 
Horário Oficina: 03 de novembro, 18h00/20h30; 04 de novembro, 14h30/19h00. Nº máximo participantes: 15 - Local: CAE - Preço: 10 euros (inclui bilhete para o espetáculo).

Sem comentários:

Enviar um comentário