segunda-feira, 16 de julho de 2018

Serenatas do Mondego da Filarmónica Figueirense com cinco concertos na Praça Nova, Praça Velha, Jardim e encerramento no Espelho d’Água com Cuca Roseta! - MAGENTA acompanha com pinturas ao vivo

As Serenatas do Mondego estão de volta à baixa da cidade da Figueira da Foz, num total de cinco concertos, de entrada livre, com início marcado para esta 4ª feira dia 18 de julho, repetindo-se todas as quartas-feiras, sempre às 22h, até ao dia 15 de agosto. 
A organização, a cargo da Sociedade Filarmónica Dez de Agosto, entendeu reduzir o número de concertos (em 2017, foram sete) a favor do incremento da qualidade da programação, uma vez que reduzindo a quantidade foi possível agregar verbas para pagamento de honorários superiores. A aposta resulta numa programação de luxo, que inclui duas noites dedicadas ao fado de Coimbra e três noites de fados de Lisboa. 
O primeiro concerto, agendado para a Praça 8 de Maio, estará a cargo de Sara Travassos & Cláudio Dias, acompanhados por Carlos Ligeiro (Guitarra Portuguesa) e Tiago Cordeiro (Viola de Fado), que farão uma incursão muito pessoal, em duetos repletos de sensibilidade, pelos grandes temas da canção nacional. 
Cuca Roseta, uma das mais prestigiadas e reconhecidas vozes da nova geração do fado, encerra o programa, no Espelho d’Água, a 15 de Agosto, onde apresentará o concerto “Luz”. Mas antes disso, os grupos de fados Insígnia (dia 25 de julho, na Praça Velha) e Amanhecer (dia 8 de agosto, no Jardim Municipal), que integram a Secção de Fado da Associação Académica da Universidade de Coimbra, trarão à cidade os clássicos da canção coimbrã, transportando para a foz do Mondego a nostalgia e paixões dos estudantes da academia mais antiga do país. Pelo meio, no dia um de Agosto, o Mercado Municipal promete transformar-se numa casa de fados para um concerto de Teresa Tapadas, outro dos grandes nomes do fado, que chega à Figueira da Foz para um concerto cheio de alma lusa. 
Dar tempo à cidade para (re)descobrir e viver as suas praças e jardins continua a ser uma das premissas do evento, que se associa ao Ano Europeu do Património Cultural na promoção e divulgação do património material e imaterial, como é o caso dos monumentos e do próprio fado. Para tanto, além dos concertos em espaços emblemáticos da cidade, serão publicadas pequenas notas históricas sobre esses lugares numa brochura de distribuição gratuita, que incluirá também informação sobre cada um dos artistas convidados. 
A MAGENTA assume-se parceira do projeto, propondo, a exemplo do ano anterior, pinturas ao vivo em todos os concertos, cujo resultado poderá ser visto numa exposição a inaugurar no próximo mês de Setembro. 
As Serenatas do Mondego contam com os apoios da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião e da PSP.

Sem comentários:

Enviar um comentário