sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Maiorca = Findagrim 2018 decorre da próxima 4^feira a domingo com grandes nomes do panorama musical português!

A edição de 2018 da FINDAGRIM - Feira Comercial, Industrial e Agrícola de Maiorca que se vai realizar de 8 a 12 de agosto na Feira Nova de Maiorca (Figueira da Foz), tem como finalidade a divulgação das potencialidades económicas e culturais da freguesia de Maiorca e da região.
Pelo espaço, além de tasquinhas e bares a cargo das coletividades da freguesia a servir a gastronomia e doçaria local - onde são reis pratos como a caldeirada de enguias, o arroz de cabidela ou a padela assada entre outros, e doces como as papas de moado e o famoso arroz doce confecionado com o Arroz Carolino do Baixo Mondego - irão estar presentes várias empresas da região a mostrar as suas atividades e as suas potencialidades, a par de uma mostra de artesanato. 
Haverá desfiles dos potes e dos aventais tradicionais, e uma prova de arroz doce, e o desfile de Carroças Tradicionais, bicicletas antigas e trajes de época terá como objetivo mostrar e valorizar animais que ajudam o homem no trabalho do campo nesta freguesia pois antigamente os burros, as vacas e os cavalos faziam parte do quotidiano da vila, quer na laboração de terra, no trabalho da eira ou no transporte de produtos agrícolas. Estes animais desfilarão engalanados, conduzidos pelos seus donos trajados a rigor, representando quadros vivos alusivos a temas rurais da região e do passado.
Recriando usos e costumes, contrasta-se o trabalho difícil mos campos de Maiorca com os dias festivos em que se veneravam os santos das capelas de Maiorca e das freguesias vizinhas. Nestes dias vestiam-se as melhores roupas para seguir com devoção a procissão, onde as preces e promessas variavam conforme as dificuldades de cada qual. 
Nas ruas enfeitadas, rapazes e raparigas dançavam ao som de músicos que se juntavam nos pavilhões; foguetes no ar, quermesse e as tascas não podiam faltar nestas romarias, dando um colorido, movimento e convívio a todos os seus participantes. 
Este desfile irá ter a participação de pasteleiras (bicicletas antigas) cujos ciclistas irão trajados a rigor tal como os que vão a cavalo ou em charretes. A Findagrim marcará presença no dia 8 de agosto – dia da sua abertura - na rúbrica “Olhá Festa” da SIC.

Sem comentários:

Enviar um comentário