terça-feira, 30 de novembro de 2021

“Amália, Dona de Si - O Musical” esta 4ª feira dia 1 de dezembro no CAE!

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, dia 1 de dezembro pelas 18h00 no Grande Auditório, o espetáculo “Amália, Dona de Si - O Musical” com Diogo Carvalho.

Um espetáculo que nos leva à descoberta da mulher, seus sonhos, seus medos e ansiedades, a sua vida e as suas escolhas artísticas, na esperança de descobrirmos a sua essência por meio das suas palavras que semeou, durante a sua carreira, em inúmeras canções de sua autoria, entrevistas e conversas que se perpetuam em livros.A voz de Portugal, a Rainha do Fado. Quem era afinal Amália? A primeira mulher a ser sepultada no Panteão Nacional com honras de estado.

Amália, atriz premiada e que marcou presença em alguns dos maiores sucessos de bilheteira por várias décadas, tanto no teatro como no cinema, entrando em filmes produzidos em Portugal, França, México e Inglaterra.

Depois de Amália, o fado nunca mais seria o mesmo. Emprestou-lhe um novo visual, nova roupagem criando o que se viria a conhecer como Fado Canção. Atraiu ao fado novos e antigos poetas, catapultou o fado da Lisboa bairrista para o mundo.

Encenação e Dramaturgia: Jaime Monsanto | Interpretação: Diogo Carvalho | Músicos: Pedro Ferreira (Piano); Ricardo Silva (Guitarra Portuguesa) e Filipe Ferreira (Contrabaixo) | Sonoplastia: Ricardo Costa.

Colaboração no Guião: Joana Machado e Mariana Gonçalves (Investigadoras da Fundação Amália Rodrigues) | Figurinos: CEARTE - Centro de Formação Profissional do Artesanato | Formandos de Artes Cénicas - Criação e Confeção de Figurinos: Ana Marinela de Oliveira Teles, Dulce Cristina Martins Carvalho Rodrigues, Isabel Margarida Santos Oliveira, Isaura Maria Correia de Oliveira, João Tiago Monteiro Dias, Juliana Maria Matos de Oliveira, Mariana da Silva Martins, Mickael Lourenço Marta, Natércia Marília Alves Ferreira, Paula Manuela de Oliveira Catarino, Sandra Maria Correia Morgado Pinto, Susana Maria Fernandes Santos Rodrigues, Vera Lúcia de Jesus Machado | Sob orientação dos Formadores Fátima Deus e Tiago de Sá Barreiros | Dress Code dos Músicos: AcorFato | Execução Rosto de Amália: S.A. Marionetas - Teatro e Bonecos | Fotografia: Carlos Gomes | Design: Rui Veríssimo.

Bilhetes a 5 euros.

Filme alemão 'Fabian - Going to the Dogs' sexta-feira no Auditório João César Monteiro

Alemanha, anos 1920. Durante o dia, Jakob Fabian escreve textos publicitários para uma tabaqueira; durante a noite, deambula por bares, bordéis e estúdios de arte em Berlim, acompanhado pelo seu amigo Stephan Labude. Entretanto, apaixona-se por Cornelia, uma aspirante a atriz. Quando a carreira de Cornelia começa a florescer, Fabian vê o seu futuro ficar cada vez mais incerto… 

Adaptado do romance autobiográfico homónimo de Erich Kästner, que prenunciava o futuro sombrio da Alemanha e da Europa com a ascensão do Nacional-Socialismo, este é, como lhe chamou a Sight and Sound, o retrato de uma geração perdida na decadente República de Weimar. 

Realização de Dominik Graf, com os intérpretes Tom Schilling, Saskia Rosendahl e Albrecht Schuch; Drama, Alemanha, 2021. 02h56, m/16 anos. 

CAE, sexta-feira 3 de dezembro, 21h30, Auditório João César Monteiro, sessão de cinema com o filme "Fabian - Going to the Dogs" de Dominik Graf. - Bilhetes a 4 euros.

sábado, 27 de novembro de 2021

Quiaios Clube com Ana Lains no CAE na tarde de domingo no âmbito das comemorações do seu centenário!

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa que irá realizar-se no próximo domingo dia 28 de novembro, pelas 17h00, no Grande Auditório, um concerto com Ana Laíns no âmbito das Comemorações do Centenário do Quiaios Clube. Ana Laíns é considerada uma das mais bonitas vozes da Língua Portuguesa. Colorida pelas cores de um país que é a sua grande paixão, e que pintam a sua música desde 1999 ano em que se torna cantora profissional após ter vencido a “Grande Noite do Fado” de Lisboa, no Coliseu dos Recreios. 

Depois do álbum de estreia “Sentidos” (2006) e de “Quatro Caminhos” (2010), no final de 2017 surge “Portucalis”, o disco que valeu à cantora as nomeações nas categorias para Melhor Cantora Portuguesa, Melhor Canção e Melhor Concerto. 

Bilhetes a 6 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

O musical figueirense “A’Vós Avós” está a representar a nossa região num concurso nacional de Teatro Musical até ao fim do mês! Vote aqui!

O musical “A’Vós Avós”, peça produzida por artistas da Figueira da Foz, encontra-se em votação no concurso “One Step 4 Music Fest” que tem com objetivo incentivar, apoiar e promover novos talentos emergentes neste estilo teatral dando-lhes a oportunidade de expor a sua obra num grande evento nacional.A votação está aberta até dia 30 de novembro e é feita no site "One Step 4 Music Fest" e para apoiar este projeto apenas é necessário selecionar o espectáculo, colocar o nome, email e o país, e depois votar. Uma "dica": O musical figueirense “A’Vós Avós” é o primeiro da lista! (VOTE AQUI

Este musical original estreou no CAE em março de 2019, pretende homenagear todos os avós e levar a arte da cidade mais longe! Conta uma história “vivida muitas vezes no nosso quotidiano, fala de um avô [Jacinto] muito especial, que recebe os seus dois netos [Pedro e Margarida] na sua humilde casa. Nesse cenário, encontram-se duas gerações distintas, que muito têm a aprender uma com a outra. Vários são os momentos de partilha, comédia e emoção, embalados pela música de um piano muito especial”.

sábado, 20 de novembro de 2021

´Benedetta' - Filme francês traça o retrato de uma freira católica que tem visões eróticas e religiosas perturbadoras!

Sinopse: Itália, final do século XVII. Baseado no livro “Immodest Acts: The Life of a Lesbian Nun in Renaissance Italy”, de Judith C. Brown, que por sua vez é inspirado numa história real, “Benedetta” traça o retrato de uma freira católica que tem visões eróticas e religiosas perturbadoras, a irmã Benedetta Carlini. Desde muito nova, Benedetta possui o dom de fazer milagres, e quando se muda para um convento em Pescia (Toscana) isso tem um enorme impacto na comunidade. Entretanto, acolhe Bartolomea, uma jovem que lhe implora abrigo e proteção, e as duas tornam-se muito próximas, crescendo entre elas um romance ardente… a madre superiora e o enviado do Vaticano debatem-se com um dilema. 

CAE, sexta-feira 26 de novembro, 21h30, Auditório João César Monteiro, sessão de cinema com o filme “Benedetta”. Realização de Paul Verhoeven, com os intérpretes Virginie Efira, Charlotte Rampling e Daphné Patakia. 

Género: Drama, França 2021, duração 2h11 - m/18 anos. Bilhetes a 4 euros.

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Gala de Aniversário 100 Anos do Grupo Recreativo Vilaverdense no CAE com a presença de Ana Bacalhau

Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, sábado 20 de novembro, 21h30, Grande Auditório: Gala de Aniversário dos 100 Anos do Grupo Recreativo Vilaverdense com a convidada especial Ana Bacalhau.

Este espetáculo conta, para além da conhecida cantora, com a participação da Orquestra de Jazz da Escola de Artes do CAE, Irina Lopes, Beatriz Alves, Cátia Maricato, Lara Ramalho, Pedro Martins, Luís Pinto, Reviverdance, e com os Ballet Boys (finalistas de edição 2021 do Got Talent Portugal). 

Bilhetes a 10 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

CAE com Três Andares

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, sexta-feira, 19 de novembro, pelas 21h30, no Auditório João César Monteiro, uma sessão de cinema com o filme "Três Andares", de Nanni Moretti.

Sinopse: Três famílias vivem num prédio de 3 andares num bairro de Roma. Durante 10 anos, as vidas de cada família são determinadas por eventos que obrigam as personagens a lidar com situações dolorosas, difíceis e inconfortáveis. As escolhas que cada um faz vão determinar o curso da sua existência.

Realização de Nanni Moretti com os intérpretes: Margherita Buy, Riccardo Scamarcio e Alba Rohrwacher.

Drama, Itália, 2021, 2h00, m/12 anos. Bilhetes a 4 euros.

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Filme "Titane" que recebeu Palma de Ouro do Festival de Cannes deste ano passa no CAE

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, sexta-feira, 12 de novembro, pelas 21h30, no Auditório João César Monteiro, uma sessão de cinema com o filme "Titane" de Julia Ducournau. Este filme recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes 2021. Sinopse: Após ter sofrido um acidente de viação quando era criança, Alexia passou a viver com uma placa de titânio na cabeça. É agora uma bailarina exótica de salões de automóveis que, depois de “liquidar” um cliente que se “aproximara” mais do que deveria, foge e conhece um bombeiro cujo filho desapareceu há 10 anos. 

Uma obra livre, que rompe códigos e barreiras, uma história transgressiva na qual o corpo, a violência, o sexo e a máquina (muitos evocaram Cronenberg) ocupam lugar de destaque. 

Realização de Julia Ducournau, com os intérpretes: Vincent Lindon, Agathe Rousselle e Garance Marillier. 

Drama, França, 2021, 1h48, m/16 anos. Bilhetes a 4 euros.

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

London Community Gospel Choir com o espetáculo 'One Night With The Beatles' no Centro de Artes e Espectáculos

Os London Community Gospel Choir (LCGC) já dispensam apresentações. Em 2020, após o sucesso do inovador espetáculo de homenagem a Prince, os LCGC prometem aumentar a fasquia com uma apresentação muito especial e em exclusivo para o nosso país: LCGC Presents "One Night With The Beatles". Neste espetáculo irão interpretar alguns dos maiores e mais conhecidos êxitos dos Fab Four, juntamente com temas do repertorio dos LCGC. 

Um espetáculo imperdível e certamente memorável! 

Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, sábado 6 de novembro, 21h30 no Grande Auditório, espetáculo "One Night With The Beatles" com os London Community Gospel Choir. 

(NOTA: Os bilhetes já adquiridos são válidos para a nova data). 

Bilhetes a 27 e 30 euros à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

Filme português de 2020 'A Metamorfose dos Pássaros' no CAE

"A Metamorfose dos Pássaros” é uma espécie de “diário polifónico”. Beatriz e Henrique casam-se quando ela tem apenas 21 anos. Ele é oficial da marinha e passa várias temporadas no mar; ela permanece em terra, a cuidar dos seis filhos de ambos. Um dia, Beatriz morre inesperadamente. Jacinto, o seu filho mais velho que sonhava poder ser pássaro, é o pai da realizadora Catarina Vasconcelos, cuja mãe morreu quando ela tinha apenas 17 anos. Nas palavras da própria cineasta: “Nesse dia, eu e o meu pai encontrámo-nos na perda das nossas mães e a nossa relação deixou de ser só a de pai e filha.” Ao longo desta narrativa poética, os dois exploram a intimidade da relação familiar e a passagem do tempo, num percurso em que se apercebem de que partir é um requisito fundamental para o começo de algo novo.
CAE, sexta-feira 5 de novembro, 21h30, Auditório João César Monteiro, sessão de cinema com o filme “A Metamorfose dos Pássaros” de Catarina Vasconcelos. 

Sessão apresentada pelo professor universitário e investigador Sérgio Dias Branco.

Realização de Catarina Vasconcelos, com os intérpretes Manuel Rosa, João Mora e Ana Vasconcelos. Documentário/ficção, Portugal 2020, 01h41, m/12 anos.

Bilhetes a 4 euros.