A Empreza do Colyseu Figueirense foi constituída em março de 1895 quando grassava um surto de 'influenza', a temível gripe espanhola; agora, no assinalar do seu 125º aniversário, não se realizaram festividades nem momentos solenes devido ao surto do 'coronavirús', a temível epidemia chinesa!
No dia 23 de março de 1895, numa sala do Mercado Engenheiro Silva, reunia-se pela primeira vez uma vintena de empreendedores figueirenses decididos a dotar a cidade de um equipamento há muito tido por necessário: "uma boa e ampla praça de touros".
Foram cerca de 500 - entre "homens, mulheres e crianças", diz a imprensa da época, os operários que em apenas 3 meses erigiram o colosso figueirense, com 7ooo lugares e comodidades variadas - cafés, restaurantes, fornecimento de refrescos e aluguer de almofadas.
No dia 24 de Agosto de 1895, na presença "do que há de mais gentil e distinto não só na colónia balnear como na sociedade propriamente figueirense", a arena abriu-se a um cartel que haveria de impressionar!
=Historial e notícia completa LER AQUI=
Sem comentários:
Enviar um comentário