quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
O Grande Mestre – Filme de Wong Kar Wai no CAE

Sinopse: Esta é a história de Yip Man, o lendário mestre chinês de Wing Chun, desde os anos 1930 até ao início da década de 1950. Perturbado pela invasão japonesa, o país vive um período conturbado que vai corresponder a uma espécie de “idade de ouro” das artes marciais chinesas e transformar Yip Man num mestre venerado.
Entre os seus alunos encontramos o famoso ator e realizador Bruce Lee que fez do Wing Chun uma arte marcial famosa em todo o mundo.
Intérpretes: Tony Leung, Zhang Ziyi, Chiu Wai. Sessão para M/12 anos.
Bilhetes a 4 euros.
quinta-feira, 19 de dezembro de 2013
O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky: Famoso bailado na Figueira da Foz!
O Centro de Artes e Espectáculos apresenta, dia 22 de dezembro pelas 17h00, o espetáculo "O Lago dos Cisnes", de Tchaikovsky, um dos mais belos e famosos bailados de Tchaikovsky, que volta a Portugal depois do êxito alcançado em anos anteriores.
Esta obra clássica leva-nos, através de uma impressionante coreografia, a um inesquecível conto de fadas. A jovem rainha Odette é vítima do feitiço do terrível bruxo Von Rothbart, que a transforma em cisne e só lhe permite adotar uma forma humana durante a noite. O feitiço acaba quando um homem lhe jure amor eterno. Siegfried apaixona-se por Odette, mas o malvado bruxo faz tudo o que está ao seu alcance para impedir este amor.
Obra única, plena de romance, é apresentada pela reconhecida companhia Tchaikovsky National Ballet of Russia, captando a essência, a beleza da história e a harmonia da música de Tchaikovsky.
Bilhetes 24 e 28 euros, à venda em www.cae.pt e na bilheteira do CAE.
Bilhetes 24 e 28 euros, à venda em www.cae.pt e na bilheteira do CAE.
Ballet e repertório clássico com a professora Maria Freitas Branco
Workshop
Férias de Natal
Ballet
e
e
Repertório
Clássico,
Clássico,
da Escola
de Artes
de Artes
do CAE,
com
a professora
a professora
Maria Freitas Branco,
a realizar
nos dias
nos dias
18, 19, 20 e 21
de dezembro.
Filme de Roman Coppola no CAE

Sinopse: Charles Swan III, um bem-sucedido designer gráfico, tem tudo o que alguém poderia desejar: uma carreira de sucesso, fama, notoriedade e… um ego que mal consegue conter. Tudo lhe corre de feição até ao dia em que Ivana, a namorada, farta do seu egoísmo, decide terminar a relação…
Intérpretes: Charlie Sheen, Jason Schwartzman, Bill Murray. Sessão para m/12 anos. Bilhetes a 4 euros.
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Luis de Matos lança o ‘Chaos’ no CAE

Da mesma forma que o bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furacão em Nova Iorque, também a presença de cada espetador se reflete em cada representação de “Luis de Matos CHAOS”. Uma jornada inesquecível, plena de interação e mistério, repleta de feitos inexplicáveis que perduram na memória de cada espetador.
Neste espetáculo os mais estranhos elementos interagem de forma mágica e surpreendente, uma combinação única da imaginação coletiva de todos que nele participam.
“Luis de Matos CHAOS” é uma experiência mágica sem precedentes, uma coleção de mistérios tornados realidade em cada representação, constituindo uma viagem mágica, pessoal, intransmissível e memorável. Ilusão ou realidade? A escolha é sua…
Bilhetes a 5, 10 e 12,50 euros, à venda em www.cae.pt e na bilheteira do CAE.
“O Dia Mais Curto” (Sessão “Curtinhas”) – A grande festa da curta-metragem
O dia mais curto do
ano, no solstício de inverno, inspirou a ideia de promover as curtas-metragens,
incentivando a exibição de sessões públicas em diversos espaços e para todos os
públicos. Quer seja online, em salas de cinema ou em diversos locais públicos
ou comunitários, a apresentação de curtas-metragens durante este curto mas
intenso dia proporciona uma oportunidade para descobrir um grande número de
cineastas e as suas obras.
“O Dia Mais Curto” é uma iniciativa original que irá apresentar aos portugueses as melhores curtas-metragens, com toda a sua riqueza e diversidade. Esta iniciativa é desenvolvida pela Agência da Curta Metragem, entidade que assume um papel de extrema importância na projeção internacional das curtas portuguesas. E apresenta uma seleção de curtas-metragens com produções nacionais e internacionais para adultos e crianças. Estão programadas sessões durante todo o dia 21 de dezembro em diversas cidades do país.
“O Dia Mais Curto” é uma iniciativa original que irá apresentar aos portugueses as melhores curtas-metragens, com toda a sua riqueza e diversidade. Esta iniciativa é desenvolvida pela Agência da Curta Metragem, entidade que assume um papel de extrema importância na projeção internacional das curtas portuguesas. E apresenta uma seleção de curtas-metragens com produções nacionais e internacionais para adultos e crianças. Estão programadas sessões durante todo o dia 21 de dezembro em diversas cidades do país.
Este programa é composto por uma seleção de 8 curtas-metragens com a duração de total de 56 minutos.
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
Filme "A Vida de Adèle: Capítulos 1 e 2", de Abdellatif Kechiche
Tudo aquilo em que acredita se altera quando o seu olhar se cruza com o de Emma, uma rapariga de cabelo azul, cuja visão da vida e do mundo é muito diferente da sua. Entre elas nasce um amor e desejo profundo que, apesar das dificuldades, as fará crescer e afirmar-se enquanto mulheres.
Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2013.
Intérpretes: Léa Seydoux, Adèle Exarchopoulos, Salim Kechiouche
Sessão para M/16 anos.
Bilhetes a 4 euros.
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
“Annie” no CAE – Musical acompanhado pelo Coro Pequenas Vozes da Figueira da Foz e Orquestra Mar & Arte.

Este é o primeiro projeto, neste âmbito, que a Associação Pequenas Vozes e o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz se orgulham de apresentar. Em palco estarão 100 crianças, a Orquestra Mar & Arte e todo um elenco de cenografia, figurinos, atores e dançarinos, numa simbiose única de música, teatro e dança.
Mais se informa que o preço dos bilhetes é de 5 e 7 euros à venda em www.cae.pt e na bilheteira do CAE.
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Branca de Neve vem passar 2 dias ao Centro de Artes e Espectáculos
O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta no dia 1 de dezembro às 17h00 (Sessão público geral) e 2 de dezembro, às 10h30 e 15h00 (Sessões escolas), o espetáculo infantil “Branca de Neve”.
Num reino de alegria e cor, vivia com o seu pai uma linda princesa de cabelos negros e branca como a neve. Todos eram felizes até à chegada de uma misteriosa mulher que consegue cativar o amor do Rei. A sua inveja e maldade vão levar a que Branca de Neve viva peripécias e aventuras inimagináveis na companhia de alguns novos amigos.
Uma criativa fusão da beleza da patinagem com diversas áreas artísticas, em que cada cena ganha vida com a leveza dos patinadores, e onde a surpresa é uma constante. Um espetáculo pleno de magia, cor, luz, movimento e muita alegria, proporcionado por um talentoso conjunto de atores e patinadores profissionais.
Bilhetes a 10 euros (Sessão público geral) e 7 euros (Sessões escolas), à venda em www.cae.pt e na bilheteira do CAE.
Banda de Santana na Gualdim Pais em Tomar

A atuação da banda será pelas três horas da tarde, seguida pela Banda de Almoçageme e pela anfitriã.
No final haverá ainda oportunidade para saciar as guloseimas de região no lanche/convivo antes do regresso de mais esta jornada de cultura e animosidade musical. (Noticia enviada por Francisco M. Relva Pereira, maestro da Banda de Santana)
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Bruno Nogueira no CAE com “Deixem o Pimba em Paz”!
Desde sempre fascinado pelo universo pimba, Bruno Nogueira propõe-se dar outra vida a essas canções, juntando Manuela Azevedo, vocalista dos Clã, e outros músicos que fizeram arranjos de jazz e pop onde eles eram pouco prováveis.
O pimba é unificador. Às escondidas, para não parecer mal. Seja numa festa da Quinta do Lago, seja no meio de um churrasco em Massamá, aos primeiros acordes de uma música de Quim Barreiros haverá uma debandada a correr para a pista de dança e a cantar o refrão em alegre e alta voz.
“Deixem o Pimba em Paz” é um concerto e um espetáculo de desconstrução e, quem sabe, a oportunidade de juntar numa sala pessoas da Quinta do Lago e de Massamá. E já não é pouco.
Ideia Original e Direção: Bruno Nogueira | Direção Musical e Arranjos: Filipe Melo, Nuno Rafael.
Bilhetes a 5, 12,50 e 15 euros à venda em www.cae.pt e na bilheteira do CAE.
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Rita Guerra vem ao CAE com espetáculo "Uma Noite na Figueira”!
O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, dia 23 de novembro, pelas 21h30, o espetáculo "Uma Noite na Figueira", com Rita Guerra, uma das mais populares cantoras portuguesas, que volta a surpreender com este novo espetáculo. Apresentando uma nova formação acústica e com base no sucesso do seu último disco “Ao Vivo no CCB”, Rita Guerra revisita alguns dos grandes temas da sua carreira, num renovado e inédito espetáculo intimista justamente intitulado ”Uma Noite na Figueira”.
Para além dos maiores êxitos de quase 30 anos de carreira da cantora e agora compositora, nesta noite tão especial teremos a possibilidade de ouvir as histórias e as canções que sempre a acompanharam e que celebra o regresso ao CAE depois da participação no “Verão Também é no CAE” e na “Gala dos Pequenos Cantores”.
Voz e Piano: Rita Guerra | Percussão: Gonçalo Santuns | Contrabaixo: Pedro Pinto. Bilhetes a 5 e 12,50 euros.
Hannah Arendt – Cinema no CAE
O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, sexta-feira, 15 de novembro, pelas 21h30, uma sessão de cinema com o filme "Hannah Arendt", de Margarethe von Trotta.
Este filme é o retrato de um génio incompreendido, de alguém que se atreveu a fazer uma reflexão sobre o holocausto de um modo absolutamente inovador e que, mesmo sob duras críticas, se manteve fiel às suas convicções.
Intérpretes: Barbara Sukowa, Axel Milberg, Janet McTeer. 15 de novembro, 21h30. Sessão para m/12 anos. Bilhetes 4 euros.
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
David Fonseca vem ao CAE com nova aventura musical
Em palco, “Seasons – Rising : Falling” ganhará uma nova dimensão. Temas como “Under The Willow” e “It Feels Like Something” ou os mais recentes “All That I Wanted” e “I’ll Never Hang My Head Down” testemunharão quão excitante é assistir a um espetáculo de David Fonseca. Uma sensibilidade e energia contagiante protagonizada por um artista de raro talento.
Depois, a cumplicidade única com os músicos da sua banda, o extremo cuidado com a componente cénica ou a emoção ao recriar canções como “Someone That Cannot Love”, “Kiss Me, Oh Kiss Me” ou “A Cry 4 Love”, transformam as prestações ao vivo em algo de memorável.
Voz, Guitarra Acústica, Guitarra Elétrica, Piano: David Fonseca | Baixo, Guitarra Elétrica, Teclado: Nuno Simões | Teclados, Voz: Paulo Pereira | Bateria, Percussão: Sérgio Nascimento.
Bilhetes a 5 e a 15 euros à venda em www.cae.pt e na bilheteira do CAE.
Bilhetes a 5 e a 15 euros à venda em www.cae.pt e na bilheteira do CAE.
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
Ary, O Poeta das Canções
O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta no dia 8 de novembro, pelas 21h30, o espetáculo “Ary, O Poeta das Canções – 75 Anos” – Tributo a José Carlos Ary dos Santos, que nasceu da vontade de QuimZé Lourenço, cantor, ator, músico, arranjador e produtor português, que depois das bem sucedidas experiências na Broadway e no West End, juntou uma nova e consagrada geração de músicos portugueses para, a partir do património musical e poético nacional, criar um espetáculo de entretenimento de excelência.
No ano em que se celebram os 75 anos do seu nascimento e 29 anos depois da sua morte, é extraordinária a atualidade de um poeta que escreveu grande parte da sua obra há 4 décadas atrás. Canções históricas como “Desfolhada”, “Cavalo à Solta”, “Tourada”, “Estrela da Tarde”, “O Cacilheiro”, “Lisboa Menina e Moça”, “Os Putos”, “Retalhos da Vida de um Médico”, e tantas outras, serão interpretadas de forma inovadora, com recurso a diferentes linguagens, géneros e estéticas musicais como a música clássica e contemporânea, o jazz, o fado e a world music.
Voz: QuimZé Lourenço | Piano: João Guerra Madeira | Contrabaixo: Eduardo Lopes | Bateria, Cajón e Djambé: Tiago Ramos | Saxofones e Flauta: Náná Sousa Dias | Guitarra Portuguesa: Pedro Amendoeira | Bailarina e Coreógrafa: Leonor Barata.
Bilhetes a 5 e 7,50 euros à venda em www.cae.pt e na bilheteira do CAE.
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Filme "Viagem a Tóquio", de Yasujiro Ozu, no CAE
Sexta-feira, 1 de novembro, pelas 21h30, uma sessão de cinema com o filme que retrata o confronto entre o “velho” e o “novo” Japão, as relações familiares, o envelhecimento, a deceção e a resignação.
Considerado o melhor filme de todos os tempos no inquérito realizado pela revista Sight & Sound a centenas de realizadores de todo o mundo e 3º lugar no inquérito aos críticos de cinema.
Versão restaurada. Drama, Japão, 1953. 136 min. M/12 anos. Bilhetes a 4 euros.
Zombies, esqueletos, bruxas e monstros… o halloween na Figueira!
O NB e a Associação do Bairro Novo vão transformar o Bairro Novo num pequeno Zombie Block.
Dia 31 de outubro com uma sessão fotográfica das 18 às 21h, onde as 3 melhores caracterizações e fatos alusivos ao tema vão ter prendas oferecidas pelos comerciantes do Bairro Novo.
A Festa será no NB Club Figueira Lounge, que vai estar decorada a preceito, com música e um ambiente assustadoramente divertido. O fim de semana prossegue com a decoração das montras e alguns restaurantes e bares irão criar ementas e cocktails alusivos ao Halloween.
Já no museu apenas os mais valentes se atreverão a entrar na noite do dia um de novembro! É que vão aparecer esqueletos a partir das 21h00!
Dirigido ao público em geral, a participação individual no desfile Monstros e Afins é permitida a crianças com idade superior a 5 anos, devidamente “disfarçadas”. As inscrições devem ser efetuadas até 31 de Outubro.
Esta atividade contará com diversas iniciativas – pinturas faciais, desfile de Monstros e Afins, visita acompanhada por Ricardo Kalash, percurso pedagógico, inauguração da galeria dos horrores, doçuras, travessuras e sabedorias – e envolve, para além da equipa da Divisão de Cultura, alunos do Curso Técnico de Apoio à Infância, do INTEP e apoio do GIS – Grupo Instrução e Sport, SIT – Sociedade Instrução Tavaredense, Agrupamentos de Escolas Figueira Norte e Figueira Mar e 1º Jardim Escola João de Deus.
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
Fernando Mendes vem ao CAE onde revisita 30 anos de carreira
O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta no dia 2 de novembro, pelas 21h30, um espetáculo com Fernando Mendes, com a participação de Cristina Areia e Luís Portugal.
Um espetáculo onde o teatro de revista, que tanto ama, é revisitado nos melhores momentos que partilhou com as grandes figuras desta arte maior em Portugal.
Inovar na tradição, é a receita com os ingredientes necessários de um grande espetáculo: representação bem temperada, porções de música portuguesa peneirada, pitadas de adoçante, tudo muito bem misturado pelo chef Fernando Mendes, acompanhado por Cristina Areia e Luís Portugal.
Bilhetes a 12,50 e 15 euros à venda em www.cae.pt e na bilheteira do CAE.
domingo, 20 de outubro de 2013
“Trench – Play With Art” no Jardim Interior do CAE
Irá realizar-se a
25 de outubro a partir das 21h00, no Jardim Interior do Centro de Artes e
Espectáculos, o evento “Trench – Play With Art”.
(Clicar no programa para melhor o visualizar) |
Um jogo que veio para ficar, cativar e entusiasmar jogadores de todas as idades e classes sociais um pouco por todo o país e além fronteiras.
A Divisão de
Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz pretende, em parceria com a
Wisegames, no âmbito da semana do Desarmamento, assim como da Comemoração do
primeiro centenário da I Guerra Mundial, promover um evento de apresentação do
Trench no concelho da Figueira da Foz, a realizar nos dias 25 e 26 de outubro,
em diversos espaços culturais municipais e comerciais da cidade.
Programa no CAE:
Programa no CAE:
Sexta-feira, 25 de
outubro
Dress Code: Black
& White | Black or white
21h00 – Inauguração
da exposição “O Jogo que Inspira Arte” (Sala 3 de Exposições);
21h30 – Intervenção
do Sr. General Loureiro dos Santos que irá abordar o enquadramento
histórico-militar do Trench e por consequência o Centenário da I Guerra Mundial;
22h00 –
Demonstração do jogo pelo criador, Rui Alípio Monteiro, com participação de
militares «da GNR, do Centro de Formação da Guarda Nacional Republicana da
Figueira da Foz que irão “testar” o jogo;
22h45 – Desfile de
coleção de moda inspirada no Trench by “Malhão – Boutique”;23H00 – Degustação de “criações gastronómicas” inspiradas no Trench;
23H00 – Atuação da Orquestra Ligeira Black&White.
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
‘As Muralhas de Elsinore’ no CAE contará com 2 figueirenses no elenco
No sábado de 26 de outubro às 21h30 será exibida a peça de teatro "As Muralhas de Elsinore" no Grande Auditório do CAE. O outro lado da Estória de “Hamlet, O Príncipe da Dinamarca”, de William Shakespeare. Nesta peça podemos acompanhar a trama de “Hamlet”, do ponto de vista dos dois guardas Bernardo e Francisco, eles que nunca saem das muralhas do castelo. O ponto de vista de quem ri e chora sem que ninguém repare.
“As Muralhas de Elsinore”, com texto e encenação de Hugo Barreiros, propõe que se deixe levar para um mundo onde a fantasia e a (dura) realidade andam de mãos dadas. “Porque estamos aqui num momento, e no momento seguinte…”.
Esta peça estará pela primeira vez na Figueira da Foz, e pela mão do próprio autor através da companhia Mecanismo Criativo, residente em Lisboa. Conta com um elenco de grande qualidade que tem a particularidade de incluir o figueirense Miguel Babo. A banda sonora estará a cargo de outro artista figueirense, Luís Albuquerque, e será interpretada ao vivo no decorrer da peça.
Texto: Hugo Barreiros | Produção: Suzana Moço | Direção de Atores: Ana Madureira | Intérpretes: Rodrigo Trindade, Marco Mendonça, João Leiria, Miguel Babo e Cláudia Barbosa | Banda Sonora: Luís Albuquerque
Bilhetes a 5, 8 e 10 euros, à venda em www.cae.pt na bilheteira do CAE.
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
"Figueira Amiga - Globo em Ação": Espetáculo ‘figueirense’ no CAE reúne cultura, arte e saúde!
No dia 20 de outubro às 15h30 subirá ao
palco do Centro de Artes e Espetáculos o projeto "Figueira Amiga –
Globo em Ação", um espetáculo que engloba cultura, arte e saúde!
Colocando a Figueira em Portugal e no Mundo, faz-se a
analogia dos factos pela sua ordem cronológica. Trata-se de um evento da
Figueira para os figueirenses: a história da Humanidade cantada e dançada – um
globo terrestre em ação, sob o "olhar do farol" longínquo, atento,
sinalizando e orientando.
A AMI, com a sua origem em Portugal, dá aos cidadãos do Mundo proteção e apoio. A UCC faz aos cidadãos figueirenses promoção da saúde e prevenção da doença.
Passado, Presente e Futuro – promover a Figueira é o grande objetivo – mostrar "retratos poéticos", danças e cantares com "história" – de uma Figueira única, singular – a própria!
Uma grande equipa local, que vai além-fronteiras, constituída quase só por amadores, alguns bem conhecidos, mas todos talentosos! Amadores que pretendem tornar-se profissionais porque: "Vemos, ouvimos e lemos... e por isso, sabermos...mais e mais!”
Intervenientes: Orquestra Filarmónica de Santana; Conservatório de Música David De Sousa; Grupo Coral David De Sousa; Coro Pequenas Vozes da Figueira da Foz; Ator Victor Filipe; Luís Albuquerque (Área musical); Luís Ferreira (Teatro); Manuela Sopas (Poesia); Rogério Jorge (Viola); Isabel Figueiredo (Dança); Grupo de Cantares da Casa do Pessoal do HDFF; Academia Roysel Alfonso; Arco Íris; Fusion Dance Group; Kolordance; Obcession; Vais A Dançar; Beatriz Dias; Beatriz Manano; Conceição Oliveira; Encarnação Guedes; Isabel Mendes e João Amorim; Ana Sofia Pombal e Paulo Nogueira
Bilhetes a 3,50 euros, à venda em www.cae.pt e na bilheteira do CAE.
A AMI, com a sua origem em Portugal, dá aos cidadãos do Mundo proteção e apoio. A UCC faz aos cidadãos figueirenses promoção da saúde e prevenção da doença.
Passado, Presente e Futuro – promover a Figueira é o grande objetivo – mostrar "retratos poéticos", danças e cantares com "história" – de uma Figueira única, singular – a própria!
Uma grande equipa local, que vai além-fronteiras, constituída quase só por amadores, alguns bem conhecidos, mas todos talentosos! Amadores que pretendem tornar-se profissionais porque: "Vemos, ouvimos e lemos... e por isso, sabermos...mais e mais!”
Intervenientes: Orquestra Filarmónica de Santana; Conservatório de Música David De Sousa; Grupo Coral David De Sousa; Coro Pequenas Vozes da Figueira da Foz; Ator Victor Filipe; Luís Albuquerque (Área musical); Luís Ferreira (Teatro); Manuela Sopas (Poesia); Rogério Jorge (Viola); Isabel Figueiredo (Dança); Grupo de Cantares da Casa do Pessoal do HDFF; Academia Roysel Alfonso; Arco Íris; Fusion Dance Group; Kolordance; Obcession; Vais A Dançar; Beatriz Dias; Beatriz Manano; Conceição Oliveira; Encarnação Guedes; Isabel Mendes e João Amorim; Ana Sofia Pombal e Paulo Nogueira
Bilhetes a 3,50 euros, à venda em www.cae.pt e na bilheteira do CAE.
Sérgio Godinho e as Caríssimas Canções no CAE
O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, dia 18 de outubro, pelas 21h30, o espetáculo "Caríssimas Canções" com Sérgio Godinho, e que conta com as participações de Hélder Gonçalves, Manuela Azevedo e Nuno Rafael.

As canções de Dylan, Gainsbourg, Morrison, Caetano, Ray Davies, Chico Buarque, Stones, Beatles, Violeta Parra ou de Zeca Afonso serão apenas algumas das que Sérgio, seu par na arte de nos emocionar, visitará com o respeito e a generosidade que só os verdadeiros amantes de música têm.
Com Sérgio Godinho e as “Caríssimas Canções” estarão também Hélder Gonçalves, Manuela Azevedo e Nuno Rafael que assegurarão a instrumentação e a direção musical do concerto. Uma cumplicidade que se estenderá até à essência das canções… às dos outros e a algumas das suas.
Absolutamente a não perder!
Bilhetes a 5 e 16 euros à venda em www.cae.pt e na bilheteira do CAE.
domingo, 13 de outubro de 2013
EnCANTOSdeVOZes no Casino

.
Durante cerca de 60 minutos o Coral Divo Canto de Penacova interpretará canções de diferentes estilos musicais à capela e acompanhadas ao piano e flauta.
segunda-feira, 7 de outubro de 2013
Loop não se descreve. Ouve-se, vê-se, sente-se...
“Loop” não se descreve. Ouve-se, vê-se, sente-se. É algo de absolutamente único. O que apenas uma voz faz acontecer em Loop desde o primeiro minuto, não é igual a nada… está entre a música e a comédia, o ensaiado e o espontâneo, o zero e o infinito… vai do virtuosismo à gargalhada, do silêncio ao êxtase, do palco ao público, e volta. Mas isto são só palavras, que em Loop não servem para nada…
Loop não se descreve. Ouve-se, vê-se, sente-se.
Em Loop, Francisco Menezes está sozinho em palco. Mas precisará de mais para conquistar o Universo?
Este espetáculo conta com a colaboração do grupo madrileno Yllana no processo de criação. A Produção é da UAU.
Bilhetes a 10 euros à venda em www.cae.pt e na bilheteira do CAE.
“Eu e Tu”, filme de Bernardo Bertolucci no CAE
terça-feira, 1 de outubro de 2013
Escola de Artes do CAE, áreas de dança e de música
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Atividades para outubro da Divisão de Cultura do Município da Figueira da Foz
Biblioteca
Pública Pedro Fernandes Tomás:
Workshop de Escrita Criativa | 14h00 | sujeito a
inscrição prévia: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt
Depois de uma grande tempestade se abater sobre a cidade
da Figueira da Foz, eis que algo de estranho acontece no Museu da cidade. Os
relâmpagos “acordam” os animais presentes nas obras de arte…ficando reais, a
passear livremente, a falar, a dançar. Vem descobrir quais os animais deste
nosso espaço, num divertido teatro de sombras e fantoches.
Apresentação do jogo de estratégia TRENCH com o seu
designer Rui Alípio Monteiro e o General Loureiro dos Santos
Público alvo:
6-12 anos/ATL / Atividade sujeita
a marcação prévia (servico.educativo@cm-figfoz.pt )
Gratuita
“Sábado a Ler”
O Serviço Educativo tem uma proposta especial para
crianças e famílias. No primeiro sábado de cada mês há histórias e ateliers
criativos na Biblioteca, para ouvir e partilhar.
Dia Mundial do
Animal
04 outubro |
10h30 e 14h00 / Jardins de
Infância | Escolas 1º CEB
Porque ter um
animal de estimação é ter um amigo, a Biblioteca Municipal assinala mais uma
vez esta data em colaboração com FOZCANIS- Hospital Veterinário da Figueira da
Foz, com a realização de sessões educativas e de esclarecimento para a
comunidade escolar, sobre cuidados a ter com os animais de estimação.
Comemoração da Implantação da República
Sempre em colaboração com as Escolas do 1º Ciclo do
Ensino Básico, a Biblioteca Municipal assinala novamente a data com a
realização de uma mostra de trabalhos escolares sobre o tema. Os trabalhos
estarão expostos e poderão ser visitados até ao final do mês de outubro. Os
grupos de alunos visitantes participarão em sessões de contos.

Apresentação do livro “O Albatroz” de Teresa Lopes Vieira
| 17h00 | Entrada Livre
12 outubro / Público em geral
Teresa Lopes Vieira traz à Biblioteca Municipal o seu
último livro “O Albatroz”.
Mantendo o formato anterior, a autora realizará um
workshop de escrita criativa para os interessados, a partir das 14h00, seguida
da apresentação do seu livro.
Dia Mundial da Alimentação
Atividade sujeita a inscrição prévia / Público em geral e comunidade escolar / Gratuita
Como comer e o que comer são questões importantes para o
ser humano desde a mais tenra idade. A biblioteca municipal convida neste dia
um profissional de saúde infantil para orientar um encontro com alunos de
escolas do concelho sobre o tema.
28 de outubro | 10h30 e 14h00 / Gratuita
Proclamada pelas Nações Unidas para chamar a atenção para
a forma como vivem muitas pessoas de idade mais avançada, esta data é
assinalada na biblioteca municipal com a realização de iniciativas culturais
para a comunidade escolar e público sénior, promovendo o contacto entre
gerações e a partilha de sentimentos.
5as de Leitura
Entrada Livre.
Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, a Biblioteca
Municipal, promove uma vez mais um encontro com escritores nacionais às
quintas-feiras. Desta vez o convidado é o escritor Rui Zink que estará com o
público figueirense, na Biblioteca Municipal.
Vítor Moinhos
Outubro / Entrada livre
No âmbito de parceria existente com a
Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa a
Biblioteca Municipal da Figueira da Foz apresenta, durante o mês de
outubro, a exposição de pintura “Entre o Céu e a Terra ” do artista
plástico Vítor Moinhos.
Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal
Gostar de ler e de conversar sobre o que se
leu, são condições indispensáveis para pertencer a este grupo de
apaixonados por leituras e conversa.
Procure mais informações ao balcão da Biblioteca
Municipal.
===================================================
R/C Núcleo Museológico do Mar / 2ª a 6ª feira / Entrada Livre
Situado no R/C do Núcleo Museológico do Mar, em Buarcos,
o polo de Buarcos da Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás é um espaço
agradável, acessível a todos, dotado de um espólio bibliográfico diversificado.
A Biblioteca cada vez mais perto de si!
===================================================
Auditório Municipal:
Dia Mundial do Animal
Teatro de fantoches “À noite no museu santos rocha”/ pela
equipa do serviço educativo do MMSR
6ª feira, 14h30 / Alunos do 1º / 2º CEB
Atividade sujeita a marcação prévia. Entrada gratuita,

Apresentação do livro de Eurico Silva, “ Padre Manuel da
Silva- O Homem e o Sacerdote”
19 outubro | 16H30 / Público em geral / Entrada Livre
===================================================
Museu Municipal Santos Rocha:
Dia Mundial do Animal
Animais à solta no museu/ visita-atividade
Alunos do pré-escolar (3-6 anos) e 1º CEB (6 anos)
Atividade sujeita a marcação prévia – servico.educativo@cm-figfoz.pt / Entrada gratuita,
Ingressando numa viagem misteriosa onde todos os lugares
e coleções aparecem suspeitos, convidamos-te a ser detetive e partir em busca
dos animais que se escondem no museu.
À conversa com Pedro Pascoinho, pintor – autor da
exposição IN/SIDE | A visão incessante
Venha conversar com Pedro Pascoinho e observar as
pinturas dos últimos anos com algumas incursões ao início dos anos 2000, dos
quase 20 anos de trabalho do artista.
Nas palavras de Eduardo Rosa: A pintura de Pascoinho é
figurativa mas é sobretudo conceito. Age no plano da percepção e não no da
representação. Nela, as figuras existem apenas para tornar sensível a distância
em que se perdem. São um caminho de abstracção: um espaço que existindo no
quadro não tem correspondência no real. É um olhar por dentro (IN/SIDE),
incessantemente a amar a dúvida e a procurar consistentemente o que ainda há-de
ser.
Dia Mundial da Bengala Branca
Atividade sujeita a marcação prévia – servico.educativo@cm-figfoz.pt / Gratuita
Fecha os olhos por uns momentos e tenta caminhar sem o
auxílio da visão. Os teus “olhos” serão as mãos, os pés e os ouvidos.
Será que és capaz? Experiencia, desta forma, o dia a dia
de um cego ou amblíope. Apoio ACAPO – Delegação de Coimbra
Naturezas Vivas / 16 de outubro | 10h30 e 14h30
Estamos no outuno e a natureza começa a morrer um
bocadinho, despindo e pintando árvores de tonalidades amarelas, laranja e
castanhas.
Vamos contrariar esta tendência criando “naturezas vivas”
dentro das nossas casas.
Alunos do pré-escolar (5 anos) e 1º CEB
Atividade sujeita a marcação prévia: servico.educativo@cm-figfoz.pt / Gratuita
“Da ovelha ao fio. Do fio ao tapete”/Atelier de tear
manual com base na Tapeçaria de Tavira.
Atividade sujeita a marcação prévia – servico.educativo@cm-figfoz.pt / Gratuita
Tendo como ponto de partida a Tapeçaria de Tavira poderás
a distinção entre
fibras animais e vegetais e sua experimentação tátil;
tipologias de manufatura artesanal vs industrial; o terramoto de 1755; o
Marquês de Pombal e a industrialização do país; o fundador do Museu – António
dos Santos Rocha e a descoberta da Tapeçaria na igreja matriz de São Julião; a
trama e a urdidura. No final terás oportunidade de construir um padrão com lãs
num tear artesanal.

25 de outubro | manhã e tarde / Alunos do 3º CEB e Secundário / sujeita a marcação prévia – servico.educativo@cm-figfoz.pt / Gratuita
In /Side – Uma Visão Incessante
Até 31 de outubro o Museu Municipal tem patente ao
público a exposição IN/SIDE – Uma Visão Incessante, do figueirense Pedro
Pascoinho.
São pinturas dos últimos anos com algumas incursões ao
início dos anos 2000, dos quase 20 anos de trabalho do artista.
A pintura de Pascoinho é figurativa mas é sobretudo
conceito. Age no plano da percepção e não no da representação. Nela, as figuras
existem apenas para tornar sensível a distância em que se perdem. São um
caminho de abstracção: um espaço que existindo no quadro não tem correspondência
no real. É um olhar por dentro (IN/SIDE), incessantemente a amar a dúvida e a
procurar consistentemente o que ainda há-de ser.(Eduardo Rosa)
Peddy-Paper “O
Museu com 5 sentidos”

Gratuita
Percurso pelas
várias salas de exposição permanente do museu através da exploração da temática
dos sentidos.
O soldadinho de
Chumbo – Hans Christian Andresen
3ª a 6ª feira,
horário do Museu / Pré-escolar
Atividade sujeita
a marcação prévia: servico.educativo@cm-figfoz.pt / Gratuita
===================================================
Figueira da Foz, Aqui Sou Feliz!
Coletiva de fotografia até 20 de outubro
O Mercado Municipal recebe 20 olhares de 20 autores
apaixonados pela Figueira da Foz.
Figueira da Foz, aqui sou feliz! É o tema desta
coletiva de fotografia que partiu da iniciativa da página da Figueira no
facebook com o apoio da Divisão de Cultura e visa “reunir promover de forma
despretensiosa o trabalho fotográfico de diversos fotógrafos amadores,
embaixadores do concelho, em redes sociais e sites especializados na área da
fotografia”.
===================================================
Núcleo
Museológico do Sal:
Até 27 de outubro / Entrada Gratuita
A Exposição “Pinturas Submarinas”, de Rik Lina tem a sua
origem nas profundezas do oceano, esse nosso mundo de águas salgadas que cobre
três quartos do Planeta Terra.
O pintor chamou-lhe “Scuba Paintings” devido à utilização
de um aparelho de mergulho (scuba: mecanismo de respiração subaquática) que
permite aos mergulhadores um maior tempo de submersão, à descoberta destas
regiões fascinantes.
“- Lá, sinto-me em casa; há uma inesgotável fonte de
inspiração e a consciência de que o sangue com que vivemos não é assim tão
diferente da água do oceano: é salgado.” (Rik Lina)
“Luz para as
Abadias”
De 30 de outubro de 2013 a 5 de janeiro de 2014 / Entrada Gratuita
Luz para as Abadias surgiu a pedido da Câmara Municipal
da Figueira da Foz, aquando da inauguração do Centro de Artes e Espectáculos,
em 2002. Por essa ocasião, a fotógrafa Luísa Ferreira foi desafiada a olhar
para a cidade da Figueira da Foz e sua envolvência, por forma a construir uma
história (ou várias histórias) onde o mar, o rio, o areal, o porto, a cidade e
as Abadias fossem atores principais.
Porque o produto SAL é também apresentado neste seu olhar
como uma luz que verte o seu significado nas suas gentes e no seu território,
entendemos separar os atores e construir a nossa pequena narrativa, sem com
isto contrariar os conceitos da autora.
Luz para as Abadias, em versão fragmentada, pretende
representar o brilho e o reflexo que o SAL transporta em cada gesto dos seus
marnotos e em cada olhar da autora.
Atividade sujeita a marcação prévia (nucleo.sal@cm-figfoz.pt ) / Gratuita
Leitura/conto do nascimento de um cristal de sal, onde a água, o sol e o vento
são fundamentais.
===================================================
“Mar de Atlas”
Joel Santos / Até 31 de dezembro / Entrada gratuita
O Núcleo Museológico do Mar tem patente ao público a
mostra fotográfica “Mar de Atlas”, do prestigiado fotógrafo Joel Santos.
Autor de inúmeros best-sellers na área da fotografia,
Joel Santos selecionou um conjunto de 16 fotografias, representativas do seu
trabalho na área de “Oceans and Rivers”.
===================================================
Galeria PlazaD’Art
Humberto Santos / 2 a 31 de outubro
A “Poesia Visual”, no espectro solar do visível, abrange
uma vasta gama de frequências, do pólo vermelho ao pólo violeta. Uma luz
ilumina e encandeia interiormente todas as recônditas enseadas. A decomposição
da luz é uma tarefa natural respeitante às gotas de água da chuva ou dos
prismas dos vidros. E continua a sê-lo. A única imagem digna de um poeta do
espectro solar, só pode ser realizada por quem olha o mundo como olhos d´água,
como se morfologicamente fosse uma gota de orvalho da fresca madrugada.
(Humberto Santos)
**********************************************************************************
Subscrever:
Mensagens (Atom)