segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz - 2014, 26ª edição: E os vencedores foram…

Realizou-se no passado domingo, dia 10 de agosto, pelas 21h30, no Grande Auditório do CAE, a 26ª edição da Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz. 
A Gala é uma iniciativa pioneira no género e nasceu em setembro de 1979. Desde então, cumpriu os seus objetivos: a criação e divulgação de temas musicais próprios para crianças e por elas interpretadas, a divulgação dos "Direitos da Criança" e de entidades sem fins lucrativos colocadas ao serviço da criança, o fomento de laços de amizade entre os povos sem distinção de raça, cor, credo, sexo ou origem. Foi relançada no ano transato pela Câmara Municipal da Figueira da Foz após 10 anos de interrupção. 
Esta edição da Gala teve como apresentadora a atriz Diana Chaves. Por sua vez, o Júri foi constituído por Sansão Coelho (Presidente do Júri), Pedro Couceiro (UNICEF), Carla Bernardino (Escola de Artes do CAE), Rita Ruivo (que mais tarde subiu ao palco para interpretar um fado) e José Maria Couto (aluno do Conservatório David de Sousa). 
Esta edição contou com 11 canções concorrentes, cantadas por doze participantes com idades compreendidas entre os 7 e 10 anos oriundos de Cabo Verde e Ucrânia, e de várias cidades do país: Figueira da Foz, Corroios, Coimbra, e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Os participantes foram acompanhados pelo Coro Pequenas Vozes da Figueira da Foz dirigido pela maestrina Alexandra Curado, e pela Orquestra Mar&Arte dirigida pelo maestro Rui Lúcio. A abertura do espetáculo foi composta por uma coreografia de Patrícia Gouveia e Viviana Mcglinchey, com a participação de várias crianças pertencentes à Escola de Artes do CAE. 
Segue-se a lista dos vencedores desta 26ª edição cujos prémios foram entregues pelo Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, dr. João Ataíde: 
Prémio Vencedor Nacional: Natacha Sofia Bettencourt Aguiar, 10 anos, de Câmara de Lobos – Madeira, com a canção “O Avô campeão”, letra de António Manuel Antunes de Castro e música de Maria José Abreu Ferreira;
Prémio Vencedor Estrangeiro ex aequo: Carina Valeria Badia, 10 anos, da Ucrânia, com a canção” Arco Íris”, letra e música de Natalia Mai. Cindy Molkens Romualdo Apolinário, 9 anos, de Cabo Verde, com a canção “Olá Meninos”, letra e música de Homero Soares Melo Andrade;
Prémio Melhor Letra: Canção “AEIOU”, letra de Alda Margarida Resendes Pereira, de Povoação - Açores;
Prémio Melhor Música: Canção “O Avô campeão”, música de Maria José Abreu Ferreira, de Câmara de Lobos - Madeira. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Já agora, recorde AQUI Maria Armanda, vencedora nacional da 1ª Gala dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz (1979), com a canção “Ho visto un rospo” (Eu vi um sapo).

Sem comentários:

Enviar um comentário