quarta-feira, 7 de agosto de 2013

25ª Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz = Domingo, no CAE e na RTP

A Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, iniciativa pioneira no género, nasceu em setembro de 1979 e, desde então, cumpriu os seus objetivos de que destacamos: a criação e divulgação de temas musicais próprios para crianças e por elas interpretadas, a divulgação dos "Direitos da Criança" e de entidades sem fins lucrativos colocadas ao serviço da criança, o fomento de laços de amizade entre os povos sem distinção de raça, cor, credo, sexo ou origem.
 
A Figueira da Foz, ao longo destes 24 anos e através da Gala Internacional dos Pequenos Cantores, teve o privilégio de receber mais de 375 participações, das quais cerca de metade estrangeiras, oriundas de 40 países da Europa, América, África e Ásia.
No próximo dia 11 de agosto, e após vários anos de interrupção, terá lugar no Centro de Artes e Espectáculos, no Grande Auditório pelas 21h00, a 25ª edição, relançada pela Câmara Municipal da Figueira da Foz.
********************
O Regulamento desta iniciativa define, como objetivos prioritários:
- A divulgação e criação de temas musicais próprios para crianças e por elas interpretados;
- A divulgação dos "DIREITOS DA CRIANÇA", do Comité Português para a UNICEF e de outras entidades colocadas ao serviço da criança sem fins lucrativos;
- A sensibilização de todos para a necessidade da Paz e Fraternidade Universais por forma a garantir um mundo cada vez melhor para as crianças;
- Estimular no público jovem o gosto pela música;
- A criação de laços de amizade entre os povos, sem distinção de raça, cor, credo, sexo ou origem.
********************
Este evento foi, desde a primeira hora, alvo de interesse das estações de televisão portuguesa, tendo sido transmitido em direto pela RTP nos primeiros 14 anos, de 1994 a 2000 pela SIC e em 2001 pela TVI. A última edição, em 2002, foi gravada para fins televisivos mas não foi assegurada a sua transmissão. A edição deste ano será transmitida em direto pela RTP.
Mais uma vez a UNICEF apoia a realização da Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz. O piloto Pedro Couceiro, embaixador da boa vontade da UNICEF, estará presente na Figueira da Foz como elemento do Júri,  ele que em 1980, na 2ª edição do certame, foi o vencedor do prémio melhor voz nacional com a canção “Eu Já namoro”.
A Gala contará com 13 canções concorrentes, cantadas por catorze participantes com idades compreendidas entre os 5 e 10 anos, oriundos de diversos países, nomeadamente Cabo Verde, China, Roménia, Ucrânia e de várias regiões do país: Beira, Lisboa, Seixal e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Os participantes serão acompanhados pelo Coro Pequenas Vozes da Figueira da Foz dirigido pela Maestrina Alexandra Curado e pela Orquestra Mar&Arte dirigida pelo Maestro Rui Lúcio.
Preço dos bilhetes a 5 e 8 euros à venda em www.cae.pt e na bilheteira do CAE.

Sem comentários:

Enviar um comentário