segunda-feira, 5 de agosto de 2013

FINDAGRIM - Feira Comercial, Industrial, e Agrícola de Maiorca: 5 dias de intensa animação!

A FINDAGRIM - Feira Comercial, Industrial, e Agrícola de Maiorca- irá realizar-se de 7 a 11de agosto na Feira Nova de Maiorca, e tem como finalidade divulgar as potencialidades económicas e culturais da freguesia e da região. 
(Clicar no programa para melhor o visualizar)
Estarão presentes várias empresas da região a mostrarem as suas atividades e potencialidades a par de uma mostra de artesanato. 
O cartaz de espetáculos, que "mete no bolso" outras grandes festas nacionais, será constituído por um leque de artistas consagrados a nível nacional que serão antecedidos pelas atividades das coletividades da freguesia de Maiorca e de 5 freguesias convidadas do Concelho da Figueira da Foz. 
No Parque do Lago irão terminar as noites com a prestação de DJS. E tasquinhas e bares a cargo das coletividades da freguesia a serviram a gastronomia local. 
******************************
Por sua vez o 12º DESFILE DE CARROÇAS TRADICIONAIS DE MAIORCA, inserido na FINDAGRIM e que se realizará no dia 11 de agosto a partir das 15 horas, tem como objetivo mostrar e valorizar os animais que ajudaram o homem no trabalho do campo nesta freguesia do concelho da Figueira da Foz. 
Antigamente os burros, as vacas e os cavalos faziam parte do quotidiano desta vila, quer na laboração de terra, no trabalho da eira, como no transporte de produtos agrícolas. 
O trabalho difícil nos campos de Maiorca contrastava com os dias festivos em que se veneravam os santos das capelas de Maiorca e das freguesias vizinhas. Nestes dias, vestia- se a melhor roupa para seguir a procissão, a devoção, as preces e as promessas variavam conforme as dificuldades de cada pessoa, nas ruas enfeitadas, rapazes e raparigas dançavam ao som de músicos que se juntavam nos pavilhões; foguetes no ar, quermesse e as tascas não podiam faltar nestas romarias, dando um colorido, movimento e convívio a todos os seus participantes. 
O 12º Desfile de Carroças tradicionais é a representação das tradições de Maiorca.

Sem comentários:

Enviar um comentário