quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Findagrim teve 50 mil visitantes!

A FINDAGRIM - Feira Comercial, Industrial, e Agrícola de Maiorca- realizou-se  de 5 a 9 de Agosto de 2015 na Feira Nova de Maiorca.
A FINDAGRIM tem como finalidade divulgar as potencialidades económicas e culturais da freguesia e região.
Estiveram presentes várias empresas da região com cerca de 150 stands a mostrarem as suas atividades e as suas potencialidades, a par de uma mostra de artesanato.
O cartaz de espetáculos foi constituído por um leque de artistas consagrados a nível nacional como o Dj Masticsoul, Némanus, Nelson Freitas e Mickael Carreira, que foram sempre antecedidos pelas atividades das coletividades da freguesia de Maiorca e de 3 freguesias convidadas do Concelho da Figueira da Foz, bem como do concelho de Montemor Velho e Coimbra  . No parque do Lago a terminar as noites houve um concurso de bandas de Rock e a prestação de DJS. Como é tradição realizou se o concurso de aventais e de potes tradicionais a par de um concurso do melhor arroz doce de Maiorca.
Houveram tasquinhas e bares a cargo das Coletividades da Freguesia a serviram a gastronomia local, onde se salienta a caldeirada de enguias, o arroz de cabidela e as enguias fritas e uma rica doçaria onde é rei o arroz doce confecionado com o arroz carolino produzido no Baixo Mondego.
O 14 º  desfile de Carroças Tradicionais inserido na FINDAGRIM – ( Feira Industrial, Comercial e Agrícola de Maiorca), realizou-se no dia 9 de Agosto e teve como objetivo mostrar e valorizar animais que ajudaram o Homem no trabalho do campo nesta freguesia do concelho da Figueira da Foz. Antigamente os burros, as vacas e os cavalos faziam parte do quotidiano desta vila, quer na laboração de terra, no trabalho da eira, como no transporte de produtos agrícolas. 
Estes animais desfilaram engalanados, conduzidos pelos seus donos que foram trajados a  rigor, representado quadros vivos alusivos a temas rurais da região e do passado. Este desfile recria usos e costumes, fazendo reviver memórias já esquecidas aos que visitem a Vila por ocasião da FINDAGRIM. O trabalho difícil no campo de Maiorca, contrasta com os dias festivos em que se veneravam os santos das capelas de Maiorca e das freguesias vizinhas. Nestes dias, vestia- se a melhor roupa para seguir a procissão, a devoção, as preces e as promessas variavam conforme as dificuldades de cada pessoa, nas ruas enfeitadas, rapazes e raparigas dançavam ao som de músicos que se juntavam nos pavilhões; foguetes no ar, quermesse e as tascas não podiam faltar nestas romarias, dando um colorido, movimento e convívio a todos os seus participantes. 
Este desfile irá teve a participação de cerca de meia centena de pasteleiras ( bicicletas antigas), cujos condutores foram trajados a rigor, bem como de charretes e de cavalos. Pela 1ª vez este desfile incorporou tratores decoradas a rigor a retratar cenas do quotidiano da vida rural de antigamente.
No dia 9 de Agosto  o programa Somos Portugal foi emitido do recinto da Findagrim, tendo mostrando este certame aos quatro cantos do Mundo, a organização, tendo sido uma aposta ganha.
A FINDAGRIM 2015 teve cerca de cinquenta  mil visitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário