quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Encontro de bandas decorreu bem animado este domingo no Paião

Este Encontro de Bandas teve início no Museu do Sal no passado domingo, dia 18, nos Armazéns de Lavos, com visitas guiadas que ocuparam toda a parte da manhã. O processo do sal interessou largamente aos visitantes, com intersecção com alguns dos visitantes familiarizados com outras formas de extração, nomeadamente no domínio do sal gema. 
À tarde as três bandas (de Pínzio no concelho da Guarda, de Monte Redondo e do Paião) organizaram-se para uma arruada conjunta já no Paião, depois de um almoço na Escola Dr. Pedrosa Veríssimo. 
Seguiu-se o concerto com a atuação da três bandas. 
Numa sala apinhada e bem mais confortável com o renovado salão composto por uma centena de novas cadeiras e almofadas, a presidente da Sociedade Filarmónica Paionense, professora Anabela Santiago, no seu discurso de boas-vindas e saudação aos visitantes, aproveitou a oportunidade para analisar o importante papel das bandas, não só no vetor artístico, mas igualmente nos domínios social e formativa. “-Num mundo onde o individualismo quer reinar, onde a superioridade quer vencer e a falsidade e a ambição derrotar os que lhe estão próximos e lhe fazem sombra… Num mundo em que as relações humanas e a preocupação mútua andam em crise, a vida familiar conturbada, é necessário afirmar que estas coletividades musicais são muito importantes, até vitais, na modelação de uma personalidade, de uma consciência, de uma maneira mais positiva de encarar a vida”.

Sem comentários:

Enviar um comentário