sábado, 30 de julho de 2016

Vem aí o José Cid, o Neon Run e o Cante Alentejano!

A Figueira da Foz no verão é assim: recheada de surpresas, espetáculos, animação… e de surpresas perante algumas iniciativas que, mesmo pouco divulgadas conseguem, pela sua qualidade (e até porque o movimento da época dá para tudo) acolher bastante público. 
**************************************************
= Já amanhã, domingo dia 31 de julho, Concerto Cante Alentejano no Espelho de Água pelo Grupo Coral e Etnográfico “Os Camponeses de Pias”, um dos grupos que desde o primeiro momento apoiou a candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. 
.................................................. 
= José Cid volta à Figueira da Foz na 5ª feira, 04 de agosto. Uma grande noite no Coliseu Figueirense integrando o circuito Arenas Tour, num ambiente de festa, com convidados especiais e um DJ à medida. 
 Do alinhamento farão parte os grandes e inigualáveis êxitos, de uma carreira de mais de 50 anos, juntamente com as canções que integram “Menino Prodígio”, o último álbum editado em 2015 e também, alguns dos temas de “Clube dos Corações Solitários”, o próximo disco de originais, com data de edição agendada para o último trimestre do ano. 
Como convidados vão estar Mário Mata, Gonçalo Tavares e o DJ Paulino Coelho.  
 .............................................
= E na 6ª feira na Praça do Forte, às 21h00, o Neon Run - São os 5 km noturnos mais loucos de Portugal a dançar ou a caminhar, com tinta, música, luzes... e festa final com DJ!

segunda-feira, 25 de julho de 2016

700 participantes entre 7 países durante 7 dias: Balanço Festimaiorca

                      Balanço do Festimaiorca 2016 
O 42º Festival Internacional de Folclore de Maiorca - FestiMaiorca 2016 realizou-se entre 15 e 21 do corrente mês de julho, tendo contado com a presença de grupos oriundos de África do Sul, Bolívia, Colômbia, Correia do Sul , Espanha, Porto Rico e Portugal, para além de mais 11 grupos portugueses de reconhecido valor folclórico num total de 700 participantes. 
Grupos Internacionais = África do Sul: Themba NJILO Foundation na Gala de Encerramento do Festimaiorca 2016; Bolívia: Ballet Folklorico “Bafopaz” de la Paz; Colômbia: Ballet Folklorico Nacional Jaime Orozco; Coreia do Sul: Sungshin SSUM Dance; Espanha: Grupo de Coros y Danzas Doña Urraca de Zamora; Porto Rico: Ballet Folklorico Guarionex. 
Pela primeira vez o festival contou com a presença dos grupos da Coreia do Sul e de Porto Rico.
Grupos Nacionais = Rancho Folclórico do Carregado, Alenquer; Grupo Folclórico das Terras da Feira, Santa Maria da Feira; Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis de Pias, Cinfães do Douro; Rancho Folclórico de Gulpilhares, Vila Nova de Gaia; Rancho Típico de Paleão- Soure; Rancho Folclórico da Sanguinheira, Cantanhede; Rancho Folclórico de Tentúgal, Montemor-o-Velho; Rancho Pauliteiros da Serra da Boa Viagem; Rancho Folclórico das Alhadas; Rancho das Papoilas de Lares, Vila Verde; Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maiorca. 
No dia 16 foi o dia em que se realizaram mais e diversas iniciativas, sendo um dos dias mais fortes do FestiMaiorca 2016, em que se realizou a receção oficial dos grupos participantes na Câmara Municipal da Figueira da Foz. Na Sessão Solene que ocorreu no salão nobre nos Paços do Concelho da Figueira da Foz, José Carvão - em nome da entidade organizadora (Casa do Povo de Maiorca) - salientou que ao longo destas quarenta e duas edições o nome da Figueira da Foz tem sido falado nos quatro cantos do Mundo, tendo referido também que num Mundo Globalizado em que todos os povos cada vez parecem mais iguais, o folclore é um meio que permite distinguir e diferenciar as também diferentes nações do Mundo que têm uma rica e variada cultura que é bem representada pelos seus ranchos folclóricos e que, assim, deveriam ser mais apoiados pelos respetivos governos centrais. E mencionou que dos cinco continentes só ficou a faltar uma representação da Oceânia para o FestiMaiorca ser planetário, realçando ainda que o certame continua a ser um cartaz turístico do concelho o que dinamiza a economia local. 
Por outro lado o vice-presidente da Câmara António Tavares mostrou-se particularmente grato por um festival que diz ser motivo de orgulho, já que se afirma no contexto mundial e que tem uma grande diversidade e qualidade e que enriquece e prestigia muito o concelho da Figueira da Foz. 
O programa desta iniciativa cultural incluiu na Figueira da Foz a Festa da Amizade, a receção dos grupo na Câmara Municipal, e o desfile do Traje no Picadeiro. E em Maiorca, a Gala de Abertura no Terreiro do Paço, a Missa Internacional na Igreja Matriz de Maiorca onde todos os grupos internacionais e o anfitrião participaram com cânticos, as Noites de Folclore Internacional na Casa do Povo de Maiorca (e no Espelho de Água do Forte de Santa Catarina na Figueira da Foz). E festas convívios e atuações dos grupos internacionais em Liceia e no Centro Social S. Salvador em Maiorca.
A poesia e música do nosso povo, que nos foi legada geração após geração, foi mais uma vez mostrada nos diversos palcos por onde passou o Festimaiorca 2016, onde os grupos participantes demonstraram em palco com a sua dança, cor, alegria, tradição, beleza e diversidade da cultura mundial. Este evento saldou-se num grande êxito pela presença de vários milhares de pessoas presentes nas suas várias iniciativas. 
 (Enviado pela Direção da Casa do Povo de Maiorca com o pedido de publicação. Fotos de José Guerra)
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maiorca

terça-feira, 19 de julho de 2016

Sociedade Filarmónica Dez de Agosto organiza Serenatas do Mondego

As “Serenatas do Mondego 2016” vão decorrer a 20 de julho (Praça da Europa), 27 de julho (Jardim Municipal), 3 de agosto (Praça Nova) e 17 de agosto (Praça Velha), todas com início às 22h00. 
"Dar ao Fado de Coimbra o espaço das ruas e das praças de que é natural, trazendo o espírito dos estudantes de Coimbra para as noites de verão da Figueira da Foz, é o principal objetivo das “Serenatas do Mondego” organizadas anualmente pela Sociedade Filarmónica Dez de Agosto. 
Quatro noites de “canto à saudade”, que aliam a canção coimbrã à beleza arquitetónica e paisagística das praças da baixa da cidade."

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz é já neste domingo, com entrada livre e em direto na RTP

A 28.ª Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz irá ter lugar no próximo domingo, 17 de julho, às 11h00, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, com entrada gratuita (mediante levantamento de ingresso na bilheteira do CAE) e transmissão televisiva em direto na RTP.
A magia e o encanto das canções escritas para crianças e cantadas por crianças está de volta à Figueira da Foz, em mais uma edição, a 28.ª, da Gala Internacional dos Pequenos Cantores.
O evento foi criado em 1979 com o objetivo de fomentar a criação e divulgação de temas musicais próprios para crianças e por elas interpretadas, a divulgação dos "Direitos da Criança" e de entidades sem fins lucrativos colocadas ao serviço da criança e o fomento de laços de amizade entre os povos sem distinção de raça, cor, credo, sexo ou origem.
Promovida pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, a gala terá transmissão televisiva em direto na RTP 1, dando a conhecer ao mundo o talento e a ternura das 12 participantes, com idades entre os 5 e os 10 anos, oriundas de Portugal Continental e Ilhas, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Bulgária.
O espetáculo, apresentado por Joana Teles, contará com o acompanhamento das atuações dos participantes pelo Coro das Pequenas Vozes da Figueira da Foz dirigido pela maestrina Alexandra Curado, e pela Orquestra Mar & Arte, tendo à frente o maestro Rui Lúcio.
Participa ainda a The Art Gymn Company, da Maia, vencedora do Got Talent Portugal 2015. 
O júri será presidido por Sansão Coelho, em representação do Município da Figueira da Foz.
« « « « « « « « « « « « « « « « « « « « «

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Praia de Quiaios: WoodRock Festival 2016 dias 21 e 22 de julho!

Mas tem um ´prólogo’ inícial na 5ª feira, dia 21 de julho, à noite, com a Festa de Receção ao Campista. 
Seguem-se os dois dias de muita música e doze grandes bandas! 
Bilhetes = Até 15 de julho, passes gerais a 20 euros à venda nas Lojas FNAC, WORTEN, CTT e na bilheteira online do WoodRock Festival 2016; 
Após 15 de julho, disponíveis na bilheteira do recinto, no ‘Meu Café’ em Quiaios, e na cafetaria 8 22 e no Centro de Artes e Espectáculos na Figueira da Foz.
» » » » » » » » » » » » » » » » » »

terça-feira, 12 de julho de 2016

Cinema no CAE: "A Academia das Musas" de José Luis Guerin

Quando regressa a casa após uma aula, um professor de Filologia é interrogado pela sua esposa que desconfia da sua abordagem pedagógica. Ela desconfia especialmente do que ele considera ser a sua “Academia das Musas”, um projecto de inspiração clássica, com o qual pretende regenerar o mundo através da poesia. 
6ª feira, 15 de julho, 21h30. Realização: José Luis Guerin, com Raffaele Pinto, Emanuela Forgetta e Rosa Delor Muns. Espanha 2015, drama, 92 min. m/ 12 anos. Bilhetes a 4 euros.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz no CAE a 17 de julho

A Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, iniciativa pioneira no género, nasceu em setembro de 1979 e, desde então, cumpriu os seus objetivos: a criação e divulgação de temas musicais próprios para crianças e por elas interpretadas, a divulgação dos "Direitos da Criança" e de entidades sem fins lucrativos colocadas ao serviço da criança e o fomento de laços de amizade entre os povos sem distinção de raça, cor, credo, sexo ou origem. 
A Figueira da Foz, ao longo destes 27 anos e através da Gala Internacional dos Pequenos Cantores, teve o privilégio de receber mais de 414 participações, das quais cerca de metade estrangeiras, oriundas de 40 Países da Europa, América, África e Ásia. 
A 28ª Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz decorrerá no dia 17 de julho no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.

domingo, 3 de julho de 2016

Comédia “Absolutamente Fabulosos” no Recreativo Carvalhense

Carvalhais
de 
Lavos
*
Comédia
"Absolutamente
Fabulosos"
*
Sábado 
9 de 
julho 
22h00.

Filme “A lei do mercado” no CAE

Sinopse: Aos 51 anos e depois de 20 meses no desemprego, Thierry começa um novo trabalho que, em breve, o levará a enfrentar um dilema moral. Que estará ele disposto a aceitar para manter o emprego? Um filme sobre o lugar de um homem no sistema, interpretado por Vincent Lindon, prémio de Melhor Ator no Festival de Cannes e César na mesma categoria. 
Realização de Stéphane Brizé; Intérpretes: Vincent Lindon, Karine de Mirbeck, Matthieu Schaller; Drama, França, 2015; 93 min, m/12 anos. 
CAE, 6ª feira, 8 de julho, 21h30. Bilhetes a 4 euros.