segunda-feira, 25 de julho de 2016

700 participantes entre 7 países durante 7 dias: Balanço Festimaiorca

                      Balanço do Festimaiorca 2016 
O 42º Festival Internacional de Folclore de Maiorca - FestiMaiorca 2016 realizou-se entre 15 e 21 do corrente mês de julho, tendo contado com a presença de grupos oriundos de África do Sul, Bolívia, Colômbia, Correia do Sul , Espanha, Porto Rico e Portugal, para além de mais 11 grupos portugueses de reconhecido valor folclórico num total de 700 participantes. 
Grupos Internacionais = África do Sul: Themba NJILO Foundation na Gala de Encerramento do Festimaiorca 2016; Bolívia: Ballet Folklorico “Bafopaz” de la Paz; Colômbia: Ballet Folklorico Nacional Jaime Orozco; Coreia do Sul: Sungshin SSUM Dance; Espanha: Grupo de Coros y Danzas Doña Urraca de Zamora; Porto Rico: Ballet Folklorico Guarionex. 
Pela primeira vez o festival contou com a presença dos grupos da Coreia do Sul e de Porto Rico.
Grupos Nacionais = Rancho Folclórico do Carregado, Alenquer; Grupo Folclórico das Terras da Feira, Santa Maria da Feira; Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis de Pias, Cinfães do Douro; Rancho Folclórico de Gulpilhares, Vila Nova de Gaia; Rancho Típico de Paleão- Soure; Rancho Folclórico da Sanguinheira, Cantanhede; Rancho Folclórico de Tentúgal, Montemor-o-Velho; Rancho Pauliteiros da Serra da Boa Viagem; Rancho Folclórico das Alhadas; Rancho das Papoilas de Lares, Vila Verde; Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maiorca. 
No dia 16 foi o dia em que se realizaram mais e diversas iniciativas, sendo um dos dias mais fortes do FestiMaiorca 2016, em que se realizou a receção oficial dos grupos participantes na Câmara Municipal da Figueira da Foz. Na Sessão Solene que ocorreu no salão nobre nos Paços do Concelho da Figueira da Foz, José Carvão - em nome da entidade organizadora (Casa do Povo de Maiorca) - salientou que ao longo destas quarenta e duas edições o nome da Figueira da Foz tem sido falado nos quatro cantos do Mundo, tendo referido também que num Mundo Globalizado em que todos os povos cada vez parecem mais iguais, o folclore é um meio que permite distinguir e diferenciar as também diferentes nações do Mundo que têm uma rica e variada cultura que é bem representada pelos seus ranchos folclóricos e que, assim, deveriam ser mais apoiados pelos respetivos governos centrais. E mencionou que dos cinco continentes só ficou a faltar uma representação da Oceânia para o FestiMaiorca ser planetário, realçando ainda que o certame continua a ser um cartaz turístico do concelho o que dinamiza a economia local. 
Por outro lado o vice-presidente da Câmara António Tavares mostrou-se particularmente grato por um festival que diz ser motivo de orgulho, já que se afirma no contexto mundial e que tem uma grande diversidade e qualidade e que enriquece e prestigia muito o concelho da Figueira da Foz. 
O programa desta iniciativa cultural incluiu na Figueira da Foz a Festa da Amizade, a receção dos grupo na Câmara Municipal, e o desfile do Traje no Picadeiro. E em Maiorca, a Gala de Abertura no Terreiro do Paço, a Missa Internacional na Igreja Matriz de Maiorca onde todos os grupos internacionais e o anfitrião participaram com cânticos, as Noites de Folclore Internacional na Casa do Povo de Maiorca (e no Espelho de Água do Forte de Santa Catarina na Figueira da Foz). E festas convívios e atuações dos grupos internacionais em Liceia e no Centro Social S. Salvador em Maiorca.
A poesia e música do nosso povo, que nos foi legada geração após geração, foi mais uma vez mostrada nos diversos palcos por onde passou o Festimaiorca 2016, onde os grupos participantes demonstraram em palco com a sua dança, cor, alegria, tradição, beleza e diversidade da cultura mundial. Este evento saldou-se num grande êxito pela presença de vários milhares de pessoas presentes nas suas várias iniciativas. 
 (Enviado pela Direção da Casa do Povo de Maiorca com o pedido de publicação. Fotos de José Guerra)
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maiorca

Sem comentários:

Enviar um comentário