quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Rede Artéria vai trazer "Borralho – Festival de Inverno...” à freguesia de Moinhos da Gândara!

A Rede Artéria vai trazer "Borralho - Festival de Inverno para Pequenas Peças à Beira do Fogo” à Quinta dos Vigários, na Freguesia de Moinhos da Gândara, Figueira da Foz. Esta é uma criação original do Teatro Experimental do Porto com encenação de Gonçalo Amorim para a Rede Artéria e o Município de Viseu. 
Depois da estreia em Viseu este mês, com quatro sessões em três freguesias, será apresentado no dia 02 de março, pelas 21h30, na Figueira da Foz, no lugar de Quinta dos Vigários na Freguesia de Moinhos da Gândara. 
A entrada é gratuita, contudo sujeita a marcação prévia, pois os lugares são limitados. Os interessados devem enviar email para (divulgacao.cultura@cm-figfoz.pt) ou contactar a Divisão de Cultura do Municipal pelo telefone 233 402855. 
Para “Borralho - Festival de Inverno para Pequenas Peças à Beira do Fogo “ o Teatro Experimental do Porto adaptou a história do regresso de Ulisses à região de Viseu, misturando a ficção e o mito gregos com factos históricos e casos pessoais, que vão da emigração à guerra, dando origem a seis personagens contemporâneas, mas evocativas das personagens gregas. Serão essas personagens que vão receber os espetadores na própria casa, nos espaços autênticos dos moradores, que serão transformados para imaginar como seria esta história, se tivesse acontecido em Viseu. Os espetadores, nas palavras do encenador, vão ser convidados “a andar, a circular, passando por ambientes rituais, outros animalescos e primitivos, outros etéreos e políticos. Momentos mais íntimos, outros públicos. Tentaremos parar o tempo, dilatá-lo, dando-lhe ancestralidade, mas também aprimorando os sentidos, para que possamos olhar, cheirar, sentir, para que a velocidade dos nossos dias não nos impeça de sentir empatia pelo outro, escutar o outro. Para que tomemos em mãos o nosso destino, em conjunto.” 
A Rede ARTÉRIA é um projeto de intervenção sócio-cultural, com coordenação artística do Teatrão e académica do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que articula uma componente de programação cultural, criação, artística, acompanhamento científico e participação comunitária. Desde 2018, a Rede Artéria, cofinanciado pelo Centro 2020 - Programa Operacional Regional do Centro, tem promovido a criação e circulação de espetáculos em oito concelhos da Região Centro – Belmonte, Coimbra, Figueira da Foz, Fundão, Guarda, Ourém, Tábua e Viseu.  
A Rede junta artistas convidados a trabalhar nos contextos de cada um desses locais com os municípios, instituições académicas, agentes e estruturas sociais / culturais.

Sem comentários:

Enviar um comentário