quarta-feira, 7 de julho de 2021

Cinema italiano no CAE continua com filmes de Valerio Zurlini e de Vitorio De Sica!

No âmbito do ciclo 'Os Grandes Mestres do Cinema Italiano' que está a decorrer no CAE, vai passar na sexta-feira dia 09 de julho a peça 'A Rapariga da Mala' de Valerio Zurlini, e na sexta-feira dia 16 de julho 'O Milagre de Milão' de Vittorio De Sica. As sessões têm início pelas 21h30, no Auditório João César Monteiro. 

A RAPARIGA DA MALA = 09 de julho 

Sinopse: Claudia Cardinale, que aqui revela a sua sensualidade e beleza selvagem, é sublime no papel de Aida, uma jovem mãe solteira que canta para ganhar a vida. Encontra Lorenzo, um homem-criança de 16 anos, filho da grande burguesia, que lhe oferece o seu amor, escondendo-lhe ser irmão do amante que acabara de a abandonar. É um encontro de duas solidões, habitado pelo gosto amargo das primeiras angústias amorosas, pela impotência para superar o peso da fatalidade social, e, ao mesmo tempo, por um forte instinto de sobrevivência das personagens. 

Realização de Valerio Zurlini com os intérpretes Claudia Cardinale, Jacques Perrin e Luciana Angiolillo; Drama, Itália, 1961, duração 02h00, m/12 anos / cópia digital restaurada. 

O MILAGRE DE MILÃO = 16 de julho 
Sinopse: Depois do sucesso de 'Ladrões de Bicicletas', um filme da dupla De Sica-Zavattini seria sempre um acontecimento. E De Sica voltava a surpreender, neste filme que adapta um romance do próprio Zavattini. Como notou Bazin 'O Milagre de Milão' traz ao neo-realismo uma audaciosa mutação, misturando o realismo social com a fantasia mais desenfreada. Totó é um jovem ingénuo e com bons sentimentos, saído de um orfanato. Um vagabundo acolhe-o em noite de intempérie e ele decide organizar uma 'cidade da felicidade' para os indigentes num terreno baldio. Mas, ao descobrirem que naquele lugar há petróleo, os capitalistas resolvem expulsá-los... 

Realização de Vittorio De Sica com os intérpretes Emma Gramatica, Francesco Golisano e Paolo Stoppa; Origem: Comédia, Itália, 1950, duração 01h37, m/6 anos / cópia digital restaurada. 

Bilhetes a 4 euros, à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.

Sem comentários:

Enviar um comentário