Filme inspirado na história real do japonês Hiroo Onoda no CAE
Épico de guerra dirigido pelo francês Arthur Harari, o filme inspira-se na história real de Hiroo Onoda (1922-2014), um oficial japonês da inteligência do Exército Imperial japonês que combateu nas Filipinas durante a Segunda Guerra Mundial e que passou quase 30 anos nas selvas da ilha de Lubang após o fim do conflito, nunca se convencendo de que a guerra tinha terminado. Foi o penúltimo soldado japonês a dar baixa, em março de 1974.
Arthur Harari constrói um respeitável épico de guerra sobre uma personagem que pode ser vista de vários ângulos (ou como uma figura polifacetada e contraditória), sendo para uns um herói e um resistente que se recusou a submeter-se aos invasores ocidentais e para outros um louco delirante que matou inocentes enquanto travava uma guerra santa imaginária.
Realização de Arthur Harari, com os intérpretes Yûya Endô, Kanji Tsuda e Nobuhiro Suwa; Drama, Camboja, 2021; Duração 2h45; m/16 anos.
CAE, segunda-feira 11 de abril, 21h30, Auditório João César Monteiro.
Prémios: Prémio Louis Delluc - Melhor Filme Francês do Ano; Prémios César - Vencedor do Prémio Melhor Argumento. Bilhetes a 4 euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário