O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, no âmbito das Comemorações de Jorge de Sena, duas sessões de cinema:
"Sinais de Fogo" de Luís Filipe Rocha - Sábado, 2 de novembro, 15h00
Portugal, julho 1936. A ditadura de Salazar está consolidada e controla totalmente o país. Um grupo de adolescentes passa as suas férias de verão na Figueira da Foz. Do outro lado da fronteira começou Guerra Civil de Espanha e, apesar da distância, a sua violência vai repercutir-se na vida destes jovens, lançados num turbilhão de intrigas políticas e paixões desencontradas que marcará tragicamente a sua passagem à idade adulta.
Realização de Luís Filipe Rocha com os intérpretes Diogo Infante, Ruth Gabriel e Marcantonio Del Carlo; Drama, romance, Portugal, 1995.
Duração 01h41, m/12 anos. Sessão com a presença do realizador.
"Correspondências" de Rita Azevedo Gomes - Sexta-feira, 15 de novembro, 21h30
Filme inspirado nas cartas trocadas entre dois poetas maiores da língua portuguesa, Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena durante os anos de exílio deste último (1957-78). A correspondência entre Sophia e Jorge de Sena, que foi editada em livro em 2005, é um testemunho da forte e profunda amizade entre estes dois poetas, mas é também marcada pelo sempre presente peso da censura e da situação política em Portugal naquela época. Simultaneamente, o filme procura correspondências com as nossas próprias vidas, ficcionando sobre as ligações e correntes que nos mantêm juntos.
Realização de Rita Azevedo Gomes, documentário, Portugal 2016.
Duração 02h25, m/12 anos.
A entrada para estas sessões é gratuita, mediante levantamento de ingresso na bilheteira do CAE.
Sem comentários:
Enviar um comentário