segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Espetáculo 'Quando o Homem Lavrava o Mar' vem ao Caras Direitas com o Grupo de Cantares Praia Mar

No âmbito do programa ‘Coimbra Região de Cultura’ Fernando Mota traz "Quando O Homem Lavrava o Mar" ao Grupo Caras Direitas em Buarcos, no domingo 18 de novembro, às 16h00. 
O espetáculo tem entrada livre e conta com a participação do Grupo de Cantares Praia Mar do Grupo Instrução e Sport. 
Este espetáculo insere-se no projeto de programação patrimonial e cultural em rede 'Coimbra Região de Cultura' promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra que está a implementar mais de 150 iniciativas nos 19 municípios que a integram. 
É um espetáculo musical com uma forte componente visual que pretende homenagear os pescadores portugueses, um diálogo entre música, poesia e imagens sobre a pesca e o mar. O seu universo musical é composto por peças instrumentais e canções inspiradas na música tradicional portuguesa, bem como composições mais experimentais, criadas com sons da natureza e objetos do quotidiano.
Além do som da água, utilizado e tocado de diversas formas, uma das presenças mais fortes é a das latas de conserva. Na sua génese, o projeto contou com o apoio da Cofaco, grupo que detém as marcas Bom Petisco, Fiel, Bom Amigo, entre outras, que gentilmente cedeu o material com o qual foram construídos o Bompetiscofone e a Rede Enlatada, duas esculturas sonoras de grandes dimensões. 
Algumas canções compostas especialmente para este espetáculo foram criadas a partir de poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, dos livros Mar, Coral e Navegações. 
QHLM tem uma forte componente visual, sendo projetadas fotografias, vídeos e excertos de filmes do Arquivo Municipal Fotográfico Américo Ribeiro (Setúbal), do Arquivo do Museu Marítimo de Ílhavo, do artista britânico James Knight-Smith, de Allan Villiers e de Michel Giacometti. 
Em cada apresentação tenta-se que haja bastante material visual do local utilizado no espetáculo.

Sem comentários:

Enviar um comentário