sábado, 6 de julho de 2019

Fadista António Pinto Basto 'abre' Serenatas do Mondego na Praça Velha!

Serenatas do Mondego da Filarmónica 10 de Agosto estão de volta! 
A 5ª edição das Serenatas do Mondego, uma iniciativa da Sociedade Filarmónica 10 de Agosto, vão decorrer nas quartas-feiras de agosto em lugares distintos, como a Praça Velha (10 de julho, com António Pinto Basto / Fado de Lisboa), Praça Nova (17 de julho, com Fernando Marques Ensemble / Fado de Coimbra) adro da Igreja Matriz (24 de julho, com a Toada Coimbrã / Fado de Coimbra) e Mercado Municipal (31 de julho, com Adelaide Sofia / Fado de Lisboa) sempre a partir das 22h00.
Ricardo Santos, presidente da direção da coletividade, apresentou o evento como “uma produção de animação cultural de referência, que pretende dar ao Fado o espaço das ruas e das praças da Figueira da Foz”, e agradeceu à Câmara Municipal o apoio dado ao evento desde 2015, à comunicação social, aos artistas, e em especial os membros da direção por fazerem e tornarem possível o projeto.
Usaram da palavra também José Esteves, presidente de Junta da Freguesia de Buarcos e São Julião, e o vereador da cultura Nuno Gonçalves. 
As Serenatas do Mondego, pretendem apresentar o Fado como Património da Humanidade, trazendo tradição e inovação, mostrando ao público o que o Fado faz na atualidade. 
A iniciativa conta ainda com parceiros como a Rádio Foz do Mondego, A Voz da Figueira e a Magenta. Pintores associados desta Associação dos Artistas pela Arte irão pintar ao vivo, em cada uma das quatro sessões, telas relacionadas com a temática do fado. Assim, dia 10, Maria Almeida e Mário Silva (filho); dia 17, José Carlos Neto e Kieffer Martine; dia 24, Ramiro Calouro e Célia Santos Silva; e dia 31 Dulce Menzes e Kieffer Martine. 
Todos os artistas convidados das Serenatas do Mondego passarão pelos estúdios da Foz do Mondego Rádio, momentos antes de cada concerto, para dar a conhecer o percurso artístico de cada um e fazer uma antevisão do espetáculo que se seguirá. As entrevistas serão conduzidas por Sansão Coelho, e os concertos serão gravados para emissão em deferido a incluir na programação da estação emissora.

Sem comentários:

Enviar um comentário