O 45º FestiMaiorca - Festival Internacional de Folclore de Maiorca, realiza-se este ano entre os dias de hoje, sexta-feira 12, até quinta-feira dia 18 de julho, juntando sete grupos folclóricos portugueses e seis grupos internacionais, oriundos de Benim, China, Colômbia, México, Rússia e Sérvia. O evento, uma organização da Casa do Povo de Maiorca, começou em 1975 pelas mãos de António Maia Cardoso, Manuel Pinto da Costa e José Maria Verdete, e pretende promover o folclore nacional e internacional bem como o intercâmbio cultural.
Na apresentação do evento a organização, que se fez representar por Sofia Jacques e Luís Gonçalves, agradeceu o apoio da Câmara Municipal, classificando-o de “principal suporte financeiro e logístico”, da empresa Águas da Figueira, da Fundação Inatel, do Instituto D. João V e do Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais (CIOFF), e referiu que conta com o apoio de cerca de 70 voluntários, que irão ser fundamentais na receção às cerca de 300 pessoas de várias nacionalidades que vão ficar alojadas no Colégio de Quiaios e na Casa do Povo de Maiorca.
Os grupos folclóricos vão atuar no Terreiro do Paço em Maiorca (13-17 julho), na 'Preguiça' na Figueira da Foz (14-18 julho), e na Freguesia de São Pedro.
Luís Gonçalves, referiu que este ano o FestiMaiorca apresenta uma novidade, integra o programa «Culturas do Mundo no Centro de Portugal», “um dos maiores projetos de folclore a nível nacional”, que conta com a participação de cerca de 15 grupos estrangeiros e 30 nacionais!
Sem comentários:
Enviar um comentário